terça-feira, 19 de março de 2013

Presidentes de Câmaras da Grande Natal criam associação e se desfiliam da Fecam

José Pinto Junior e
Cefas Carvalho


A primeira reunião envolvendo os presidentes de Câmaras Municipais da Região Metropolitana de Natal foi realizada no gabinete da presidência da Câmara de Natal, na terça-feira, dia 12. Com a presença de presidentes dos legislativos municipais, a reunião teve como tema principal a criação de uma nova associação congregando as Câmaras da Grande Natal. Isso acarretaria na desfiliação das Câmaras da Fecam (Federação de Câmaras Municipais do RN), assunto que também foi debatido. A reunião teve a cobertura da reportagem do PN.
Estiveram presentes à reunião os presidentes de Câmaras Albert Dickson (Natal), Rosano Taveira (Parnamirim), Geraldo Veríssimo (São Gonçalo do Amarante), Gelson Lima (Macaíba), Joaz Oliveira (Extremoz), José Figueiredo (São José de Mipibu) e Renato Martins (Ceará-Mirim). Os presidentes das Câmaras de Nísia Floresta, Vera Cruz, Monte Alegre e Barra de Maxaranguape (recentemente admitido como o 11º município da RMN) não compareceram à reunião.
Para Albert Dickson, “é fundamental que os líderes da Grande Natal acordem para os problemas da região, pois atualmente os recursos vão preferencialmente para Mossoró”, criticou. Rosano Taveira, de Parnamirim, também não economizou críticas: “A Fecam não nos representa mais, houve uma eleição na Fecam e eu não fui sequer avisado. Nós, vereadores da Grande Natal, temos que nos unir para lutar por soluções para os problemas em comum dos municípios”, disse.
Joaz Oliveira, de Extremoz, afirmou: “A importância desta associação que vamos criar se dá pelo fato que a RMN cresce assustadoramente e envolve metade da população do Estado”, assinala. Esta dimensão da RMN também é lembrada por Renato Martins: “Fazemos parte de uma região economicamente rica e populosa, mas, que enfrenta muitos problemas, como mobilidade urbana, abastecimento d´água, lixo, saneamento básico e segurança pública”, falou.
José Figueiredo, de São José de Mipibu, também falou sobre os problemas afins dos municípios e refletiu que somente com a união de todos os legisladores da RMN será possível reverter alguns dos problemas.
Gelson Lima, de Macaíba, frisou que a nova entidade não é somente interesse dos presidentes, mas também de todos os vereadores dos municípios da RMN.
Estiveram também presentes na reunião, os vereadores Hugo Manso, de Natal, Luizinho Gonzaga, Socorro Nogueira, Silvan Freitas e Antônio França, da comitiva macaibense.
A próxima reunião foi marcada para a quarta-feira dia 20, na Câmara de Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário