domingo, 17 de março de 2013

Fátima larga na frente na pré-corrida para o Senado

José Pinto Jr e
Cefas Carvalho


A briga pela vaga de senador a ser disputada em 2014 tem como pretendente declarada e, por isso mesmo, como maior favorita a preço de hoje, a deputada federal Fátima Bezerra (PT). Com cotação cada vez  mais expressiva nas diversas regiões do Estado, principalmente  em função das IFRNs (que já chegam a 17 no RN), Fátima vem se credenciando como uma grande articuladora junto ao Governo Federal. A preço de hoje, Fátima é a grande favorita ao Senado, visto que o nome do grupo adversário, Ney Lopes, do DEM, a preço de hoje, não teria chances de competir com Fátima.
Mas, como a política partidária é dinâmica, diversos nomes podem surgir. Entre os possíveis nomes, o deputado federal e presidente da Câmara Henrique Alves (PMDB) e a vice-prefeita de Natal, Wilm,a de Faria (PSB).
A ex-governadora sonha com o Senado, mas, só irá para a disputa se estiver sozinha no palanque da base do Governo Federal. Se Fátima bater o pé, Wilma recuará. E, de qualquer maneira, é consenso entre analistas políticos que o Governo Federal jamais deixaria Wilma e Fátima disputarem uma vaga para o Senado, optando pór uma ou por outra. Além do mais, Wilma ainda tem cacife para ser candidata a deputada federal, cargo que já ocupou.
Há ainda o fator Henrique Alves. Foi especulado que o presidente da Câmara disputa mais um  mandato de Federal  para tentar continuar na presidência da Câmara. Mas, o acordo do PMDB é votar em um nome do PT, mantendo a tradição de rodízio entre os partidos com mais deputados (isso na hipótese de PT e PMDB continuarem sendo os partidos com mais parlamentares, claro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário