segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Papa "Rotweiller de deus" anuncia renúncia ao cargo

Cefas Carvalho

Quem diria. Após tanta luta pelo poder, Joseph Ratzinger, mais conhecido pela alcunha de Bento 16 - Papa da Igreja Católica Apostólica Romana - anunciou nesta segunda-feira 11, em pleno Carnaval (festa Católica, lembremos) que vai renunciar ao seu cargo no próximo dia 28. Segundo o Vaticano, o papa informou sobre sua decisão em latim durante um encontro de cardeais do Vaticano nesta manhã. Ele enfatizou que o cumprimento dos deveres de um papa requer "vigor tanto da mente quanto do corpo".
A decisão de Ratinger surpreende os católicos e o mundo. Conhecido pelas posições conservadoras e radicais contra o aborto, o casamento de pessoas do mesmo sexo, o uso de preservativos como contraceptivos, o líder da Igreja Católica tem um histórico curioso. Quando jovem, chegou a fazer parte da Juventude Hitlerista. Já poderoso dentro da máquina da Igreja, era conhecido como "O rotweiller de deus" pela ferocidade e radicalismo com que defendia suas posições, quase todas conservadoras e retrógradas.
Pelo que li nos sites, a decisão de Ratzinger abre caminho para a realização de um conclave que elegerá um novo papa antes da Páscoa. "Depois de fazer um repetido exame da minha consciência diante de Deus, eu tive a certeza que minhas forças, devido à minha idade avançada, não são mais adequadas para exercer o ministério petrino", disse Bento 16 aos cardeais.
O cidadão, hoje com 85 anos, se tornou papa em 2005, após a morte de João Paulo 2º. Esse é o primeiro caso de renúncia no papado em quase 600 anos. O último papa a renunciar foi Gregório 12, que se retirou do cargo a contragosto em 1415 em um acordo para colocar fim ao Grande Cisma do Ocidente. O último pontífice a renunciar por vontade própria foi Celestino 5, em 1294, após apenas cinco meses de pontificado.
Estava programada uma visita ao Rio de Janeiro para participar da Jornada Mundial da Juventude em julho desde ano. Até lá, o sucessor já terá sido anunciado e, provavelmente, fará a viagem no lugar de Bento 16. Tudo indica que Ratzinger terá influência na escolha do seu sucessor ao "trono de Pedro" (embora seus ocupantes tenham vidas bem diferentes da do apóstolo de Jesus Cristo).
Os seus possíveis sucessores incluem o cardeal Angelo Scola, arcebispo de Milão, o cardeal Cristoph Schoenborn, arcebispo de Viena, e o cardeal Marc Ouellet, cardeal chefe do gabinete de bispos do Vaticano.
Quem espera um próximo papa mais antenado com a realidade, pode tirar o cavalo da chuva. Tudo indica que a ala conservadora tão cara a "Bento" será vencedora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário