domingo, 3 de fevereiro de 2013

Eleição de Renan para Senado beneficia eleição de Henrique para a Câmara

Cefas Carvalho

Favorito para ser eleito presidente da Câmara dos Deputados na eleição desta segunda dia 4, contando com muitos apoios de diversos partidos o deputado federal potiguar Henrique Eduardo Alves (PMDB) vinha sofrendo desgastes com a inclusão do seu nome em escândalos de ordem local e nacional.
Contudo, paradoxalmente, a eleição de Renan Calheiros (PMDB-AL) para comandar o Senado pelos próximos dois anos poderá beneficiar Henrique.
Eleito por 56 votos, presentes 78 senadores em Plenário, Renan assume pela segunda vez a presidência da Casa. Em 2007, renunciou à presidência do Senado em razão de acusações apresentadas ao Conselho de Ética da Casa.Foram apurados ainda dois votos em em branco e dois nulos.
Renan ainda se envolveu em escândalos em Alagoas e teve seu nome muito criticado quando lançado para presidir o Senado.
Desta forma, as atenções tanto da midia quanto das redes sociais se voltaram para Renan e de certa forma “esqueceram” Henrique. Tanto que na semana da reta final para a eleição, Herique foi “poupado”.
A expectativa entre aliados de Henrique, é que, uma vez eleito, como é provável, a menos que haja uma reviravolta histórica, o deputado potiguar continue sendo popuado pela mídia, uma vez que a artilharia contra Renan deverá continuar.
Líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Henrique recebeu, na manhã,da sexta-feira o apoio do PTB à sua candidatura para a Presidência da Câmara dos Deputados. A bancada do PTB conta com 20 deputados federais e se soma a mais diversos partidos que fecharam em bloco com Henrique.
Uma vez “blindado” pelo fato de Renan ser o alvo da vez, Henrique teria, em tese, certa tranquilidade para iniciar seu mandato como presidente da Cãmara, sonho que acalenta há anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário