Jouse Azevedo
Para o Potiguar Noticias
O Rio Grande do Norte possui uma frota
de 895 mil veículos, número que se aproxima a 1/3 do número de
habitantes do Estado. O crescimento da frota de veículos no Estado tem
chamado a atenção tanto quanto os engarrafamentos enfrentados no
dia-a-dia pelo cidadão potiguar. De acordo com o Departamento Estadual
de Trânsito do RN (DETRAN/RN), 453 mil desses automóveis estão na Região
Metropolitana de Natal (RMN), o que indica uma superlotação nos acessos
e nos principais corredores da capital. O principal polo da região
possui sozinha 35% da frota de todo o Estado, ou seja, 321 mil veículos.
De acordo com o diretor geral do Detran, Willy Saldanha, em 2012 a frota
de veículos do Rio Grande do Norte teve um aumento de 82.570 novas
unidades. Número superior ao incremento de 2011, que foi de 72.953. Os
dados do Detran mostram que a facilidade de adquirir um veículo no
Estado tem contribuído para esse aumento. Somente em 2013, nos primeiros
45 dias 8.473 carros chegaram às ruas, o que pode ser um reflexo da
redução de Imposto sobre o Produto Industrializado (IPI) oferecido pelo
Governo.
A capital, que no censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE) somava 817 mil habitantes recebe uma grande
concentração de outros veículos diariamente devido a importância da
cidade em ser polo empregatício e turístico. A BR-101, principal acesso
entre Parnamirim e Natal, é palco de constantes engarrafamentos nos
horários de pico, principalmente no início da manhã e da noite.
O chefe de gabinete do Detran, Manuel Ferreira lembra que sendo os
municípios da Grande Natal cidades-dormitórios, tornam-se inevitáveis
engarrafamentos permanentes nas vias que interligam à capital,
principalmente na saída de Parnamirim e Macaíba, cujo principal corredor
é a BR-101. Dentro de Parnamirim há vias que também precisam de
atenção, que são as avenidas Maria Lacerda Montenegro e Abel Cabral, em
Nova Parnamirim. "Estas vias não possuem acostamento, as calçadas são
estreitas, assim como os canteiros indicam que há pouco espaço para
circulação", explicou. Em Nova Parnamirim residem 54 mil habitantes.
Acompanhando o crescimento populacional de Parnamirim a frota de
veículos também é destacada nas estatísticas do Detran. Até a última
quinta-feira (13) o município possuía 70.884 veículos. E segundo o IBGE
no último censo, o município possui 200 mil habitantes. O jornalista
Reginaldo Bezerra, morador de Nova Parnamirim, pretende contribuir para a
estatística. Ansioso para a compra do primeiro carro, o jovem não vê a
hora de fechar negócio com o modelo escolhido. "O transporte público não
é o ideal aqui no Estado e diante disso é indispensável ter um carro",
garante.
RMN precisa
de estudo
Preocupados em levantar uma discussão sobre
o aumento constante da frota de veículos no Estado alguns especialistas
destacam que entre as principais ações torna-se indispensável a união
entre os municípios da RMN para que possam encontrar soluções para o
município e para a integração com a capital, principal cidade do bloco.
Transporte público de qualidade e criações de ciclovias também são
soluções plausíveis. É o que destaca Manuel Ferreira, chefe de gabinete
do Detran.
"Além do planejamento entre todos os municípios da Grande Natal,
oferecer um transporte coletivo de qualidade, e planejar abertura de
novas vias é importante. Sabemos que algumas vias não foram bem
projetadas e não tem como fazer modificação para melhorar o trânsito a
não ser com a construção de túnel ou viadutos. Os municípios que são os
detentores dos fóruns e detentores do espaço precisam de um bom
planejamento. A falta de planejamento pode estar contribuindo para esse
caos, que não é privilégio de Natal e sim dos grandes centros urbanos",
concluiu.
Em Natal, a Secretaria de Mobilidade Urbana tenta compensar com
alternativas a falta de espaço para novos corredores. De acordo com o
secretário adjunto de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana de
Natal (Semob), Walter Pedro, algumas soluções para desafogar os
engarrafamentos na capital já estão sendo trabalhadas pela Secretaria.
Já implantado em anos interiores, o Via Livre favorece o fluxo de
veículos em vias importantes como a Romualdo Galvão e Afonso Pena.
Um estudo importante tem planejamento para importantes vias na capital
como para o Quadrilátero central entre Xavier da Silveira para a Avenida
6 e Gerônimo Câmara até a Bernardo Vieira. O projeto visa transformar
todas as ruas transversais como Antônio Basílio, Nascimento de Castro e
Amintas Barros em sentido único. De acordo com a Semob os estudos
realizados pelo órgão vão ao encontro da dificuldade do PAC da Copa na
questão das desapropriações jurídicas. "Nós temos que ver as vias que
nós já temos e transformá-las em melhor possível, transformá-las em
corredores especiais, retirar estacionamento ao longo das vias, tudo
para abrir espaço", explicou Walter Pedro.
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