segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Secretária de Educação de Parnamirim fala sobre ano letivo e projetos para 2013

Cefas Carvalho
e Riane Brito


Em entrevista ao programa No Alpendre do PN (parceria do Potiguar Noticias com a rádio 87.7 FM), a secretária de Educação de Parnamirim, Vandilma Oliveira, falou sobre o início do ano letivo, matrículas e as ações da pasta para este ano de 2013. Confira:

Qual expectativa da sra. para este ano letivo?
A expectativa é muito boa! Estamos com aproximadamente trinta mil alunos na rede pública. Gostaria de aproveitar o espaço e pedir aos pais que não conseguiram vaga para seus filhos nas escolas do seu bairro, que se dirijam à Secretaria de Educação no setor pedagógico, onde está sendo feito o cadastro dessas crianças e estão sendo resolvidas todas as pendências da comunidade. Eu diria que a educação é o caminho certo para que nós possamos ter uma cidadania plena. É através do conhecimento que o município se desenvolve. Em Parnamirim, isso não se dá de forma diferente. Temos uma equipe voltada para que a educação continue tendo um lugar de destaque no cenário potiguar. Eu diria que o motivo dessa boa expectativa é o apoio que o prefeito Maurício Marques vem dando às nossas iniciativas para que o aluno possa verdadeiramente aprender e que o papel do educador tenha o devido reconhecimento.

Qual será a primeira ação como secretária nessa nova fase do mandato de Maurício?
Nossa primeira ação, enquanto Secretaria de Educação do município, será o Encontro Pedagógico, um momento de reflexão e encontro de todos, inclusive dos professores que estão de férias, coordenadores e diretores, que ocorrerá nos dias 7 e 8 de fevereiro. Este ano estamos trazendo como tema a proposta pedagógica “Refletindo a prática docente” e para a abertura, um nome de peso nacional: o professor Dr. Werneck, que trabalha a questão de prática docente, proposta curricular e motivação no ambiente escolar.

Esse tipo de iniciativa é importante tanto para qualificar os professores quanto para incentivar a interação entre eles, não é verdade?
Esses são nossos objetivos principais. Esperamos que esse encontro possa movimentar, sensibilizar e despertar cada vez mais no educador a necessidade de se reconstruir essa proposta pedagógica no di-a-dia, porque é através dela que teremos condições de desenvolver ao longo do tempo um trabalho que reflita no futuro a grandiosidade dessa missão, que é educar. Todas as profissões têm seu mérito, mas o professor tem o poder de moldar vidas e ensinar e como Cora Coralina diz: “Feliz daquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”. Essa frase mostra o valor de estarmos sempre refletindo nossa prática e aprendendo com ela.

A senhora era secretária na gestão anterior do prefeito Maurício, que em entrevista ao Potiguar Notícias disse que daria continuidade ao trabalho anterior, mas com novo fôlego. Qual será a diferença da administração passada para o trabalho deste ano?
O prefeito Maurício, mesmo sendo reeleito, inicia uma nova gestão e essa é a sensação de cada um de nós. Mesmo estando à frente da Secretaria há um ano e sete meses, fui reconduzida para a pasta há pouco tempo e chego com um sentimento de novidade, novas propostas, novas escolhas e novas formas de agir, mas sempre pensando na população de Parnamirim e no que é melhor. Muito já foi feito, foi destaque no cenário nordestino com a queda do analfabetismo e realização de projetos premiados em nível nacional. Tudo isso só é possível porque os nossos educadores estão fazendo a diferença. Fico orgulhosa pelo fato de estar à frente de uma administração de uma secretaria de educação que já se mostra vitoriosa. É esse tipo de trabalho que quero dar continuidade, naturalmente fazendo algumas modificações para que possamos avançar cada vez mais. Temos grandes desafios para este ano: a possibilidade da implantação do piso dos professores.
Tivemos grandes momentos no ano passado com a implantação do plano de carreira desses profissionais como forma de valorização daquele que é realmente responsável pela aprendizagem de nossos alunos e o desenvolvimento do nosso município. Acredito que tudo que foi feito valeu a pena e muito mais será feito daqui para frente. Este será o ano da capacitação dos profissionais da educação, em todas as áreas e de todos os 19 centros infantis, 46 escolas, incluindo a escola que iremos inaugurar no Loteamento Santa Júlia.

Está previsto a construção de outras escolas e centros infantis?
Há uma escola que está sendo edificada no bairro de Bela Vista, onde a população cresceu muito naquela região e as escolas que temos hoje estão lotadas. Eu parabenizo a ação do prefeito Maurício, quando em conversa no ano passado mostrávamos a necessidade de fazermos escolas e centros infantis e isso foi atendido.
Dois novos centros serão entregues em junho: uma na comunidade de Bela Vista e o outro no Parque Industrial, que virá com uma grande novidade, a partir do segundo semestre: o atendimento de crianças a partir de sete meses de idade.
O projeto embrião será desenvolvido no Centro do Parque Industrial e também atenderá o nível I, II, III e IV. O atendimento das crianças a partir dos sete meses será feito seguindo à risca todos os critérios do MEC, incluindo o número de apenas 6 crianças por sala e todo acompanhamento pediátrico e professores capacitados. Tudo isso é um trabalho da nossa equipe da Secretaria de Educação e também da equipe de gestores das escolas e principalmente o trabalho desenvolvido com competência por cada educador do município. A educação é o mecanismo necessário e imprescindível para que possamos alavancar Parnamirim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário