sexta-feira, 25 de outubro de 2013

PT deve priorizar projeto de Fátima para o Senado

Cefas Carvalho

Oficialmente ainda se fala que “está cedo”, “é necessário debater o assunto” e “há aspectos a se ponderar”, mas, é quase certo no mundo político que o PT nacional já bateu o martelo em relação ao Rio Grande do Norte: a prioridade e meta quase exclusiva será eleger Fátima Bezerra para o Senado.
O diretório nacional do partido tem como prioridade a reeleição da presidenta Dilma Rousseff. No pacote deste projeto, está a eleição de petistas para o Senado, a fim de garantir sustentabilidade governamental para Dilma.
Fátima aparece como favorita e “candidata única” ao Senado até agora. E o PT nacional percebe isso. E quer os esforços do partido direcionados neste sentido.
Mas, na prática, a decisão inviabiliza o projeto do deputado Fernando Mineiro de ser candidato ao Governo do Estado. Bem cotado entre a opinião pública e os petistas e vindo de um honroso 3º lugar na eleição para a Prefeitura de Natal (quando por pouco não foi ao 2º turno), Mineiro sonhava com este vôo mais alto. A julgar pelas evidências, não será agora.
Pragmático, o diretório nacional analisa que uma candidatura Mineiro ao Governo, não apenas não decolaria em termos estaduais (onde o PT não tem o peso eleitoral que tem na Grande Natal) como ainda “engessaria” o partido para fazer alianças, consideradas fundamentais dentro do projeto de reeleger Dilma.
Tanto que há evidências que o partido pretende “sacrificar” candidaturas em diversos estados, em prol de alianças. Mineiro estaria na lista dos “sacrificados”. Em nome da prioridade Dilma. E de Fátima, que estaria inclusa no projeto Dilma.
O presidente estadual do partido, Eraldo Paiva afirmou esta semana que “se depender do PT, a deputada federal Fátima Bezerra será sim candidata ao Senado. Vamos construir esse cenário”, ressaltou.
Mas, Eraldo não descarta que os petistas trabalhem com o cenário de lançarem uma chapa com candidato a governador e ainda  optar pela disputa ao Senado, com Fátima Bezerra, e com os nomes da proporcional, de deputados estaduais e federais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário