terça-feira, 22 de outubro de 2013

Parnamirinenses se dividem sobre Carnatal no Parque Aristófanes Fernandes

Cefas Carvalho e
Luana Bittencourt


Carnatal? Ou Carnamirim...? A confirmação feita pela  Destaque Promoções, organizadora do Carnatal,  que a micareta acontecerá no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim foi fechado na quarta-feira, dia 16, em reunião da Destaque com a Associação Norte-rio-grandense de Criadores (Anorc).
Segundo a Destaque, o evento terá o período reduzido de quatro para três dias, sendo realizado entre os dias 5 e 7 de dezembro, de quinta a sábado.
O diretor da Destaque Promoções, Ricardo Bezerra, informou que o percurso da micareta compreenderá a área calçada do Parque Aristófanes Fernandes. Também diretor da empresa, o deputado estadual Gustavo Carvalho acrescentou que estão confirmados quatro blocos e outro está em negociação para se apresentar na quinta-feira do Carnatal. O parque terá um palco com banda durante todo o evento e será cobrada uma taxa para entrada no local. Além disso, um camarote temático está confirmado, porém ainda há espaço para mais ambientes. O funcionamento da arquibancada ainda está indefinido.
A notícia dividiu os parnamirinenses, que veem na realização da festa vantagens, como geração de renda e empregos temporários, e também problemas, principalmente envolvendo segurança e limpeza.
O presidente da CDL Parnamirim, Marcos Fernandes considera que, no primeiro momento, é muito bom que o Carnatal seja em Parnamirim. “Acredito que vai melhorar muita coisa, especialmente porque nesses três dias terá um movimento muito grande na cidade”. Marcos comentou ainda que o fato de pessoas de outros estados virem ao município vai aquecer o comércio local.
O outro ponto positivo, na opinião do presidente da CDL, é a segurança oferecida pelo Parque Aristófanes Fernandes. O lugar fechado, segundo ele, contribui para a redução dos riscos existentes em um evento grande como é o Carnatal.
Para o presidente da Fundação Parnamirim de Cultura, Haroldo Gomes, "considero que o Carnatal é uma festa privada que será realizada num espaço privado, da ANORC, a exemplo do que acontece com a Festa do Boi. Não vejo problema nesse sentido. Por outro lado, todos somos cientes que por ser uma festa extremamente popular, o fluxo de veículos na BR 101 vai aumentar consideravelmente e, com certeza, teremos problemas. Não sei, também, até que ponto o Parque Aristófanes Fernandes está estruturado para abrigar e fazer circular os trios elétricos, que são uma característica do evento”.
Sobre a questão “cultural” do evento, Haroldo assinala que “do ponto de vista da atividade em si, considero o Carnatal um megaevento, que pouco trabalha a fruição e divulgação dos bens culturais locais, mas que tem uma grande aceitação da nossa população, que paga seus impostos e tem direito a fazer suas escolhas. O papel do poder público, no âmbito cultural, é ter um cardápio o mais abrangente possível. O julgamento sobre seu valor como produto cultural deve ser feito pela população”, sentencia.
Já o presidente da Câmara Municipal de Parnamirim, Rosano Taveira, acredita que a festa irá gerar vantagens e problemas para a população parnamirinense. “Uma festa do porte do Carnatal traz coisas boas, como geração de renda, movimentação na economia, como problemas evidentes para a comunidade da área como barulho e insegurança. É um evento que atrai todo tipo de gente e quem mora no bairro tem direito de querer tranquilidade nos três dias”, afirma Taveira, registrando que certamente o tema será debatido na Câmara.
De acordo com Ricardo Bezerra, da Destaque, a empresa divulgará mais detalhes sobre o evento na próxima semana. Na reunião desta quarta, realizada no Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, foram definidas responsabilidades que a Destaque terá de cumprir para promover a micareta no local.
Antes do encontro com a Destaque, o presidente da Anorc, Marcos Aurélio de Sá, explicou que a associação apresentaria um Termo de Ajustamento de Conduta assinado com o Ministério Público Estadual que trata da definição dos horários da festa. "Naturalmente não temos interesse em descumprir o termo e por isso estamos apresentando para evitar problemas", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário