sexta-feira, 27 de junho de 2014

Mapa e guia das convenções partidárias no RN

Cefas Carvalho
e Tiago Rebolo


Em dias de Copa do Mundo  também vai ter convenção. Praticamente todos os partidos políticos do RN aproveitam esta semana,  - última pois o prazo do TRE para homologação de candidaturas é a próxima segunda-feira (30) - para realizarem suas convenções a fim de deliberarem sobre coligações e escolha dos candidatos que disputarão as eleições de cinco de outubro próximo.
Entre os partidos que já realizaram suas convenções, está o DEM. No último dia 15, os democratas decidiram negar a sigla para Rosalba Ciarlini. Dessa forma, a governadora não tentará a reeleição. Em contrapartida, o partido presidido pelo senador José Agripino Maia irá apoiar a candidatura ao Governo Estadual do deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB). O apoio se estende a Wilma de Faria (PSB), que tentará o Senado.
O primeiro candidato a governador homologado foi o professor Robério Paulino. Em convenção realizada no dia 18, o PSOL oficializou também a candidatura de Lailson de Almeida ao Senado. Diferentemente das últimas eleições, o PSTU não estará aliado em 2014, visto que Simone Dutra será candidata ao Governo, enquanto Ana Célia tentará o Senado e Dário Barbosa, a Assembleia Legislativa
Outro partido que já realizou seu encontro visando as eleições foi o PPS. O partido do ex-deputado estadual Wober Júnior vai lançar o vereador de Macau, Décio Cabral, como candidato a deputado federal, enquanto Francielle Lopes será o nome para a Assembleia Legislativa.
No último sábado (21), foi a vez do PV oficializar suas intenções  para este ano. A convenção aprovou o apoio à chapa de Henrique Alves e irá lançar Paulo Wagner para a Câmara Federal e outros dois nomes para a Assembleia. O partido do senador Paulo Davim integra o chamado G7, conjunto de partidos que serão coligados na chapa proporcional. Além dos verdes, o grupo é composto por PSDC, PHS, PTN, PRTB, PRP e PSL.
O PSDC se reunirá nesta sexta (27), quando será homologada a candidatura de Joanilson de Paula Rego para deputado federal. A convenção acontece no colégio Hipócrates, na Zona Norte de Natal. O PHS faz seu encontro na mesma data, no auditório da Assembleia Legislativa. Já os membros do PSL, que integra o G7 também, se reúnem no sábado (28) para lançarem oficialmente o nome do advogado Araken Farias como candidato a governador.
O PMN realiza sua convenção nesta sexta-feira (27),  quando deve oficializar a candidatura de Antônio Jácome a deputado federal e de seu filho, Jacó Jácome, para estadual. O evento será na sede do partido. Também no dia 27 haverá o encontro do PDT. O partido do prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, vai homologar o apoio a Henrique Alves na chapa majoritária e lançar o nome de Sávio Hackradt para federal. A nível estadual, o ex-prefeito de Parnamirim, Agnelo Alves, tentará a reeleição. O encontro será no ginásio do Colégio Dom Bosco, no Conjunto Gramoré.
No mesmo dia, a oficialização do nome de Henrique Eduardo Alves como candidato ao Governo e o de Wilma de Faria para o Senado acontece no Ginásio Nélio Dias, onde acontecerão as convenções de PMDB e PSB. O PR, que terá o deputado federal João Maia como candidato a vice-governador, fará convenção cartorial no Hotel Maine. Após a homologação, os líderes políticos da legenda seguirão para o Nélio Dias. Simultaneamente, a convenção do PROS vai carimbar as candidaturas dos deputados Gustavo Carvalho, Raimundo Fernandes, Gilson Moura, Vivaldo Costa e Ricardo Motta a reeleição. Ainda na sexta, o PSDB deve oficializar Rogério Marinho como candidato a deputado federal, em convenção cartorial na sede do partido.
No domingo (29), PT, PSD e PC do B fazem uma convenção conjunta no Complexo Cultural da Zona Norte, onde serão homologadas as candidaturas de Fátima Bezerra para o Senado e Robinson Faria para o Governo. Os partidos dos dois candidatos terão como companheiros de chapa majoritária e proporcional o  PC do B. O partido deve indicar o candidato a vice-governador e um suplente de senador. Para o primeiro cargo, o apontado deve ser o deputado estadual Fábio Dantas, enquanto uma das suplências de senador deve ser ocupada por Antenor Roberto, presidente estadual do PC do B.
Na mesma data, o auditório L. Gomes Advogados Associados receberá a convenção do PEN, quando serão homologadas as candidaturas de Luiz Gomes para deputado estadual e de Ricardo Mendonça para deputado federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário