terça-feira, 10 de junho de 2014

Programação do ArtePraia mostra a arte efêmera nas praias de Natal


A terceira edição do ArtePraia vai ocupar as praias do Meio, do Forte, Ponta Negra e Redinha nos dias 13, 14, 15, 20, 21 e 22 de junho com intervenções de arte efêmera. A ideia é favorecer aproximações da população com o fazer e apreciar arte em lugares não legitimados, e provocar situações reflexivas em espaços de convivência e de lazer, como as praias por exemplo. 
Um dos destaques do ArtePraia terceira edição será a participação do artista plástico e escritor Nuno Ramos, que recentemente escreveu o artigo “Suspeito que estamos...” na Folha de São Paulo (http://bit.ly/1ittwEU), com grande repercussão nas redes sociais. Atualmente Nuno é uma das maiores referências de arte contemporânea no país. Famoso por suas obras grandiosas, em Natal, ele vai congelar água do mar coletada na Ponta do Morcego, na Praia dos Artistas, e levar o grande bloco de gelo com aproximadamente 15 toneladas de água salgada, nas medidas de 2,15 x 3,10 x 2,30m, para a intervenção na praça Padre João Maria, no centro da cidade. A intervenção na praça acontecerá na segunda, 23. 
Através do Edital ArtePraia 2014 foram selecionadas as 06 intervenções/situações: 'Rizoma', do Coletivo Praias do Capibaribe (PE), 'Caldo de Carne', do Coletivo Indigestão (MG), 'ParAmar', de Glayson Arcanjo (GO), 'Volta para o mar Oferenda', de Guga Ferraz (RJ), 'dois por dois', de Igor Vidor (RJ) e 'Plantação da Forma do Vento', de Joelson Bugila (SC), que ocuparão as praias de Ponta Negra, Redinha, Praia do Meio e do Forte, durante os dois finais de semana.

CONCURSO CULTURA DO GOVERNO FEDERAL

Além das intervenções inéditas, sete ações realizadas nas edições anteriores do ArtePraia foram convidadas para integrar a programação através do Concurso Cultura 2014, ação do Ministério da Cultura e Governo Federal. São elas: Compre seu Espaço na Praia/Chrys Silva (RN); Inviabilidades/Coletivo Lamparina (RN); #morrodocareca/Coletivo LATE (RN, PB e DF); Palheta complementar/ Fernando Limberger (SP); Mensagem pra você/Jean Sartief (RN); Entrelinhas e peixes/ Rita Machado (RN); Ventemos/ Sofia Bauchwitz (RN).

Esta edição do ArtePraia é uma realização do Ministério da Cultura, Governo Federal e conta com o patrocínio do Banco Itaú através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e Apoio Cultural do Itaú Cultural. O projeto é uma iniciativa da Casa da Ribeira educação & cultura, uma instituição independente com sedes em Natal e São Paulo.


ISSO NÃO É UMA EXPOSIÇÃO

Os artistas que participam do ArtePraia deixam resíduos das suas ações nas praias na sala de exposições da Casa da Ribeira. Novas percepções dos artistas e dos assistentes-artistas sobre a intervenção ao final de cada dia de trabalho. Os resíduos das intervenções do ArtePraia terceira edição ficam na Sala de Exposições da Casa da Ribeira no período de 13 de junho à 11 de julho, de quarta a domingo das 14h às 20h. Entrada gratuita.



SERVIÇO

ArtePraia terceira edição

Dias 13, 14, 15, 20, 21 e 22 de junho de 2014

Praias do Meio, Forte, Ponta Negra e Redinha

isso não é uma exposição

De 13 de junho a 11 de julho | quarta a domingo | 14h às 20h

Casa da Ribeira - Rua Frei Miguelinho, 52, Ribeira. Natal/RN

Entrada gratuita

Foto:  Ricardo Junqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário