sexta-feira, 4 de abril de 2014

Wilma não confirma candidatura ao Senado e poderá ser, ainda, candidata ao Governo


Cefas Carvalho



A princípio tudo parecia definido: Aliança entre PMDB e PSB no Rio Grande do Norte, o nome do deputado federal (presidente da Câmara Federal) Henrique Eduardo Alves para governador e o da vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, para o Senado, com o deputado federal João Maia (PR) como candidato a vice. Prego batido, ponta virada. Pelo menos parecia, tanto que houve até evento de pré-lançamento da chapa em hotel da Via Costeira com direito a ampla participação de prefeitos e Henrique ter um mal estar.

Contudo, se os peemedebistas esperavam que Wilma fizesse loas ao candidato ao Governo e à sua luta pelo Senado, não foi isso que ela fez. Pelo contrário. A “Guerreira” vem sendo evasiva em suas declarações e pouco “combativa” em relação à pré-candidatura do aliado Henrique.

Ainda houve fatores externos estranhos: Marina Silva, hoje uma das líderes nacionais do PSB, declarou que não aprovava a aliança de Wilma com Henrique. E sabe-se que Eduardo Campos – pré-candidato à presidência pelo PSB – sonha em ter o poder eleitoral de Wilma como candidata ao Governo, para ter no RN um palanque vitaminado.

Mas, o fator interno também fala muito alto. Muitos prefeitos e liderados de Wilma não suportam Henrique. E sonham em ver a ex-governadora como candidata ao Governo.



E SE FOR A

VONTADE DO POVO?

Contudo, o fator que mais pesa poderá ser as derradeiras pesquisas de intenção de voto. Dono de uma rejeição acentuada e sem densidade eleitoral para o poder Executivo, Henrique periga não emplacar nas pesquisas de intenção de voto. E se na última pesquisa feita pelo grupo Henrique não passar de 15 pontos percentuais na faixa espontânea e Wilma oscilar entre 35 e 40 pontos? Estaria criado o quadro para Wilma chegar para Henrique e dizer:

“Deputado, eu nem queria ser candidata ao Governo, mas, o povo quer que eu seja. E o que podemos fazer contra a vontade do povo?...”


Nenhum comentário:

Postar um comentário