sexta-feira, 11 de abril de 2014

Wilma e Henrique não estariam concorrendo a "cargos trocados"?

Cefas Carvalho

Um tem larga experiência no Legislativo, sendo o deputado federal mais antigo em atividade no Brasil no 11º mandato e preside a Câmara Federal. Tentou duas vezes ser prefeito da Capital e foi derrotado. Tentou emplacar sua candidatura a governador em 2002, mas, não emplacou.
A outra, tem imensa experiência no Executivo. Foi prefeita de Natal por três vezes, sempre bem avaliada e governadora por dois mandatos. Apesar de ter sido deputada federal nos anos 80, tentou uma vaga no Senado em 2010 e perdeu.
Claro que estamos falando respectivamente de Henrique Eduardo Alves (PMDB) e Wilma de Faria (PSB), dois dos maiores líderes políticos do Estado e com alcance nacional. Um desavisado que lesse os currículos políticos acima pensaria o óbvio: Henrique tentará um cargo Legislativo, onde seria eleito com tranquilidade e Wilma cumpriria sua destinação ao Executivo. Mas, é justamente o contrário.
Na chapa já firmada por PMDB e PSB com o PR de João Maia participando (e ele candidato a vice-governador), Henrique é o candidato ao Governo. Wilma ao Senado.
Muita gente – jornalistas, prefeitos, lideranças políticas – acham que os dois estão em lugares trocados.
Opinam que Henrique, com sua larga experiência na Câmara e presidente da Casa, deveria tentar uma reeleição tranquila ajudando a eleger mais dois ou três para a bancada.
E que Wilma, governadora bem avaliada entre 2003 e 2010 deveria aproveitar o enorme desgaste de Rosalba Ciarlini e sua lideranças nas pesquisas, para tentar uma eleição ao Governo que não lhe seria árdua.
Árduos deverão ser os trajetos escolhidos pelos dois, caso confirmadas as candidaturas.
Henrique experimenta alta rejeição a cargos Legislativos. Não conta com a simpatia eleitoral do natalense. E muitos prefeitos criticam a postura distanciada do deputado. Seu possível adversário, Robinson faria (PSD) tem baixos índices de intenção de voto nas pesquisas, mas, com baixa rejeição, tende a crescer.
Wilma enfrentará para o Senado a deputada federal Fátima Bezerra (PT), que vem de um trabalho reconhecido como deputada, apoio do PT nacional e apoio de muitos prefeitos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário