terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Lideranças mossoroenses se preparam para 2016 com a acabeça em 2018


Cefas Carvalho

Segunda maior cidade do Estado e com imenso peso político, Mossoró vive tempos de reformulação política, mas deverá manter o protagonismo tanto na eleição municipal de 2016 como na estadual de 2018.
Historicamente administrado por membros da família Rosado, o município viu a novidade Cláudia Regina em 2012, mas com total apoio de Rosalba Ciarlini,  consequentemente do grupo político de Carlos Augusto Rosado. Com a cassação do mandato dela, assumiu o poder o então presidente da Câmara, Silveira Junior (PSD) que depois venceu a eleição suplementar e tornou-se prefeito de fato e de direito.
Ligado ao grupo de Rosalba e Carlos mas sem ser liderado deles, Silveira sonha com voos mais altos. para isso, tem como desafio ser reeleito em 2016. Isso acontecendo, pode sepultar de vez os projetos de outro grupo dos Rosados, o de Larissa e Sandra.
Fortalecidos em 2016, Silveira e Rosalba olharão para 2018. A partir daí, Silveira poderá ter ambições estaduais e deverá tentar emplacar um deputado estadual (já emplacou Galeno Torquato nesta eleição, e o pai, Francisco José, foi deputado por dois mandatos).
Mas, os holofotes irão para Rosalba. Apesar do mau governo, terminou sua administração com dignidade e sem perda de credibilidade moral. Sua ambição maior deverá ser tentar novamente a eleição para o Senado, objetivando vingar-se de José Agripino, líder do DEM que vetou sua candidatura natural à reeleição para apoiar o projeto fracassado de Henrique Alves (PMDB).
Agripino se fia na inelegibilidade de Rosalba, por irregularidades eleitorais. Pode ser uma aposta arriscada do senador democrata. Uma vez se livrando desta inelegibilidade, Rosalba terá fôlego para a disputa por uma das duas vagas do Senado em 2018, mirando diretamente o eleitorado de Agripino e preservando Garibaldi Filho (PMDB). Este leque de possibilidades faz com que o mundo político potiguar fique atento às movimentações do mundo político mossoroense, sempre acelerado e cheio de emoções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário