quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Federação dos Municípios do RN elege Silveira, prefeito de Mossoró, novo presidente

Tiago Rebolo

Em clima bastante acirrado, prefeitos de todas as regiões do Estado estiveram reunidos na manhã desta quinta (15) em Natal para a Assembleia Geral da FEMURN (Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte), que definiu a nova diretoria da entidade para o biênio 2015-2017. A eleição, que foi bastante disputada, resultou na consagração de Francisco José Silveira Júnior, prefeito de Mossoró, como novo presidente da instituição, por apenas 10 votos de diferença. Dos 144 votos válidos, 77 foram para o mossoroense, enquanto 67 escolheram o prefeito de Lajes, Benes Leocádio.
Depois de presidir a Federação por seis anos, Benes abriu os trabalhos da Assembleia destacando os feitos de sua gestão. Segundo ele, a FEMURN ganhou notoriedade durante a sua administração. "Temos feito uma gestão responsável, procurando sempre fortalecer o municipalismo no nosso Estado e no nosso país", destacou. De acordo com Benes, a Federação tem sido um importante instrumento, principalmente, de reivindicação por parte dos municípios. "Todos sabemos das dificuldades que têm os municípios, principalmente no que diz respeito à arrecadação, mas a nossa luta tem sido constante", registrou.
No final da explanação, Benes apresentou aos demais gestores municipais o extrato da conta bancária da instituição, que tem pouco mais de R$ 1 milhão em caixa, segundo ele "fruto de uma economia de seis anos". De acordo com Benes, construir a sede própria da entidade deve ser uma das prioridades da próxima administração.
Benes contou com o apoio de uma parcela significativa dos prefeitos. Em entrevista ao Potiguar Notícias, o prefeito de Jaçanã, Esdras Farias, afirmou que Benes, ao contrário de Francisco José, "tem projetos importantes para os municípios, e não projetos pessoais". Já Antônio Peixoto, gestor de Ceará-Mirim, pontuou que "o presidente resgatou a credibilidade da FEMURN".
A declaração mais contundente, no entanto, foi colocada pelo prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, que disparou contra o governador Robinson Faria. "A postura do governador neste pleito foi lamentável", disse Jaime, se referindo às articulações políticas feitas pelo chefe do Executivo Estadual.
Ao falar para os colegas presentes, o prefeito de Mossoró, Francisco José Silveira Júnior (PSD), ressaltou que, mesmo administrando a segunda maior cidade do Estado, é "sensível às dores dos municípios pequenos" e que sua ligação com o governador Robinson tende a favorecer ainda mais a FEMURN.
O gestor também destacou a importância de "sangue novo" na instituição. "Precisamos oxigenar nossa entidade para que os municípios se fortaleçam cada vez mais", colocou. Ao se referir à economia feita por Benes, Silveira afirmou que assumir a presidência da Federação com o dinheiro será importante, mas salientou: "O dinheiro da Federação não deve ser ostentado, e sim, usado para beneficiar os municípios."
Após eleito, Silveira afirmou que, entre as prioridades de sua gestão estarão a abertura de um escritório da FEMURN em Brasília, para fortelecer ainda mais o diálogo entre a instituição e o Governo Federal. Além disso, ressaltou que a construção do prédio próprio da Federação, que foi uma das bandeiras de sua campanha, será uma de suas primordiais providências. Segundo ele, serão economizados mais de R$ 10 mil, empregados hoje com aluguel de prédio. Ademais, o presidente ressaltou que o diálogo com os municípios será aprimorado. "Vamos instalar gabinetes para prefeitos, afim de estabelecermos uma permanente interlocução com os nossos associados".


Foto? Tiago Rebolo

Nenhum comentário:

Postar um comentário