domingo, 10 de novembro de 2013

Caos no RN: A culpa é só de Rosalba?

Cefas Carvalho

A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) vem atingindo níveis altíssimos de desaprovação a seu governo. Governo que está parado, não tem obras nem estruturantes nem visíveis, que segundo os prefeitos, não dialoga. Um caos, enfim.
Tanto que o PR, do deputado federal João Maia, abandonou o barco governista na semana passada. Anteriormente o PMDB já tinha feito o mesmo. O próprio partido da Rosa, o DEM, se afasta.
Contudo, em meio a este desgoverno, ficam duas perguntas: 1) Quem estava até pouco tempo no governo não teria sua parcela de culpa no estado de coisas? 2) Quem a apoiou não pode ser responsabilizado pelo eleitor como parceiro no caos?
São perguntas cujas respostas virão em 2014, após o resultado das urnas. Porém, é possível hoje juntar as peças do quebra-cabeças.
Garibaldi, na propaganda política da TV do PMDB pós-rompimento, disse que "se erramos, sabemos reconhecer o erro", em uma indicação clara que, além de mea culpa, o ministro tenta impedir que o desgaste de Rosalba sobre para uma possível candidatura do PMDB.
O deputado federal João Maia, líder  do PR, reclamou, no recente rompimento, que "o governo Rosalba não dialoga".
O medo generalizado - como aconteceu em relação à ex-prefeita de Natal, Micarla de Sousa, que acabou o governo com 93% de desaprovação - é que quem tiver o nome associado a Rosalba pode se desgastar nas urnas.
Mas, pode-se trabalhar em 2014 justamente porque Rosalba não foi eleita sozinha. Os apoiadores dela que tentarem cargos eletivos terão trabalho - principalmente nas redes sociais - para apagar as fotos de campanha e nos palanques com a Rosa. Resta esperar para saber se o eleitor vai considerar que Rosalba Ciarlini criou o caos sozinha ou se quem a apoiou na campanha e deu sustentação a seu governo é cúmplice na situação caótica. As urnas responderão a esta inquietação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário