sexta-feira, 26 de julho de 2013

Roberto Peixe falará sobre Sistema Nacional de Cultura no TAM neste sábado dia 27

O idealizador do Sistema Nacional de Cultura, João Roberto Peixe, ministra a palestra Do Sonho à Realidade – O Sistema Nacional e o Município, neste sábado, 27, dentro da programação do seminário Plano Estadual de Cultura, que começa às 8h, no Teatro Alberto Maranhão. Na programação do evento, aberto a quem se interessar pelas ações culturais que deverão ser implementadas no Rio Grande do Norte, consta palestra de Josenilton Tavares e Daniele Britto, que falam sobre o processo de elaboração do texto-base do Plano.
A Secretária Extraordinária de Cultura, Isaura Rosado, aguarda a presença de conselheiros de cultura, que participaram da elaboração do texto-base, de integrantes das classes artísticas, e de todas as pessoas que se preocupam com os rumos da cultura potiguar. “Sábado é dia de referendar o Plano Estadual de Cultura. Venha ao TAM pela manhã. Vamos ouvir Roberto Peixe sobre o Sistema Nacional e o município”, convida.
O Plano Estadual de Cultura é uma proposta elaborada por muitas mãos, ao longo de 14 reuniões municipais, nove conferências regionais, quatro fóruns territoriais, com a participação de 1.500 pessoas de 140 municípios. Por 45 dias, ficou disponível na página oficial da Secretaria Extraordinária de Cultura para consulta pública. Segundo Josenilton Tavares, que participou intensamente do processo de construção, trata-se de um mecanismo extremamente importante, que tem por objetivo sistematizar as ações culturais para os próximos dez anos. “Quando for aprovado na Assembleia Legislativa, os gestores culturais planejarão as atividades culturais com base no que foi decidido para o Plano”, explica.
O texto do Plano Estadual de Cultura é dividido em cinco capítulos. No capitulo primeiro, trata da gestão e do fomento e contempla desde a implementação de um turismo cultural sustentável, a ações didáticas a serem implantadas no currículo escolar; no segundo capítulo, sobre diversidades, estão sugeridas ações para atender comunidades dos municípios carentes, assentamentos, comunidades rurais, indígenas, ciganas e quilombolas; o terceiro capítulo trata do acesso à população aos bens culturais, ampliando a acessibilidade propriamente dita, e cuidando para que os equipamentos culturais recebam seu devido tratamento, em termos de difusão e manutenção.
No quarto capítulo, é sugerida a participação da população em geral e das classes artísticas nos conselhos de cultura e fundo estadual, garantindo a ampliação da democracia nos meios culturais. O quinto capítulo do Plano dispõe sobre as políticas setoriais, contemplando de maneira igualitária ações para as áreas de teatro, música, dança, circo, audiovisual, artes visuais, literatura e patrimônio cultural. Como se trata de um Plano Estadual, as ações e metas visam a descentralização das ações e utilização de equipamentos culturais existentes em diversos municípios, como as Casas de Cultura, teatros, auditórios e logradouros públicos.
   
SERVIÇO
Seminário Plano Estadual de Cultura – com Roberto Peixe. Quando: 27 de julho. Horário: 8h. Local: Teatro Alberto Maranhão. Tel.: (84) 3222-3669. Aberto ao público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário