terça-feira, 11 de junho de 2013

Janduhi Medeiros lança livro poético sobre o Seridó e Parnamirim

Cefas Carvalho

Advogado por ofício e poeta por vocação, o seridoense radicado em Parnamirim Janduhi Medeiros lança nesta terça-feira dia 11, seu terceiro livro, Calçada de bodega, na Livraria Saraiva, do Midway Mall. Presidente da Academia Parnamirinense de Letras, militante cultural, Janduhi conversou com o blog, quando falou sobre sua produção e o cenário cultural. Confira:

Como foi o processo de criação e editoração deste terceiro livro?
Foram cinco anos construindo as poesias, pelas veredas das madrugadas. Depois, o Padre Miguel, com a linha da sensibilidade, teceu o prefácio e Dr. Chiquinho, completou, com as orelhas do bicho. A Caravela Selo Cultural foi responsável pela edição.

As poesias e textos do livro estão dentro de um contexto, um conceito? Fale sobre isso.
O contexto é o sertão e Parnamirim. De forma poética, falo do litoral, do cajueiro, do luar e, sobretudo, das calçadas, das bodegas, dos bares, das sombras e das pedras que rastejam pelos rios de areia

Por que Calçada de Bodega? Quais os símbolos disso?
Saboreei os tempos das bodegas, onde as pessoas se encontravam para prosear, trocar informações e falar da vida dos outros. A bodega era um grande templo de fraternidade e de integração social.

Qual a sua opinião sobre a atual produção poética em Parnamirim e em Natal?
Penso que houve muitos avanços na poesia e na cultura parnamirinense. Claro, competir com a vulgaridade é o grande desafio dos poetas, mas as pessoas que gostam da boa literatura e da boa poesia amparam esses guerreiros. Parnamirim, hoje, tem boas produções literárias, bons poetas, concursos de poesia e, recentemente, foi criada a Academia de Letras de Parnamirim, fruto dessa produção

Poesia, afinal de contas, é o quê?...
Finalmente, quero dizer que a poesia é a maior arma para combater a violência e a incompreensão. A poesia produz alegria, amizade, sarau, música e dá brilho as noites de luar, quando transportada para o papel. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário