sexta-feira, 3 de maio de 2013

Biblioteca Zila Mamede comemora 54 anos


A Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realizou cerimônia comemorativa pelos 54 anos de sua fundação. O evento ocorreu da Biblioteca Central Zila Mamede na tarde de quinta-feira, 2, no auditório da própria BCZM.

Para a reitora da UFRN, Ângela Paiva Cruz, que participou da cerimônia, “o sucesso nas avaliações do Ministério da Educação se deve também ao nosso acervo que melhorou bastante, inclusive o processo de compra dos livros que foi modernizado”.

Em alusão ao Dia 1º de Maio, o tema “Trabalho” foi escolhido para as palestras em comemoração ao aniversário da BCZM, “já que o trabalho dignifica o homem, e com um cenário mundial de desemprego, temos que comemorar as nossas atividades”, explicou a diretora da Biblioteca, Ana Cristina Cavalcanti Tinôco.

Ana Cristina apresentou o novo símbolo do Sistema de Bibliotecas da UFRN (SISBI), que possui um livro representando a biblioteca e um globo terrestre, remetendo à modernização do sistema com a chegada das obras digitalizadas.

Os palestrantes convidados foram Anderson Tales Romão, líder jovem da Assembleia de Deus; Heden Lemos, presidente da Federação Espírita do Rio Grande do Norte; e Michele Sales, consagrada da Comunidade Católica Shalom e aluna de pós-graduação da UFRN.

Estiveram presentes na cerimônia os funcionários e bolsistas que trabalham na Biblioteca; os sobrinhos de Zila Mamede; a vice-diretora da BCZM, Magnólia de Carvalho Andrade; a diretora da Editora da UFRN (EDUFRN), Margarida Dias; o pró-reitor de Administração, João Batista Bezerra; e o diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), Herculano Campos.


BZCM

A Biblioteca Central Zila Mamede foi criada a partir do Serviço Central de Bibliotecas (SCB) em 2 de maio de 1959. Atualmente possui um acervo com mais de 320 mil exemplares, entre livros, folhetos, teses, dissertações, periódicos, filmes e áudio.

Com a implantação da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) da UFRN, em 2006, toda a produção científica dos programas de pós-graduação passaram a integrar a BDTD Nacional e a Networked Digital Library os Theses and Dissertation (NDLTD), sendo estas coordenadas pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e pela Virginia Tech University.

A BCZM possui também uma parceria com a Comissão Permanente de Apoio a Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (CAENE) para tratar da acessibilidade. Nessa perspectiva, a Biblioteca possui rampas de acesso, vagas exclusivas nos estacionamentos, piso tátil, uma coleção de livros em Braile, além de equipamentos especiais, como bengala, computadores, scanner, lupa de apoio.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário