sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Dilma tem dois palanques no RN com Robinson e Henrique

José Pinto Júnior e Tiago Rebolo

Desde a eleição de 1994, quando Fernando Henrique Cardoso e Luís Inácio Lula da Silva se enfrentaram pela primeira vez, a briga pela Presidência da República se dá entre tucanos e petistas. Neste páreo, FHC venceu duas, enquanto Lula venceu outras duas e ainda teve um papel fundamental na eleição de Dilma Rousseff quatro anos atrás. No próximo dia 26, será decidido o sexto confronto. O resultado pode levar o placar para 4 a 2 para o PT ou deixar a disputa empatada em 3 a 3.
Apesar de a competição estar cada vez mais acirrada, a briga nacional não chegou à esfera da disputa estadual no Rio Grande do Norte, pois nem o PT e nem o PSDB pleiteam sentar na cadeira que hoje é de Rosalba Ciarlini (DEM). Aqui no estado, o segundo turno vai definir se o próximo governador será Robinson Faria (PSD) ou Henrique Eduardo Alves (PMDB).
Os dois candidatos, apesar da discórdia no âmbito local, tem a mesma preferência quando o assunto é disputa presidencial. Tanto Robinson quanto Henrique representam no estado partidos da base aliada da presidente e declararam apoio à candidata petista. De um lado, Robinson conta com o apoio incondicional da senadora eleita Fátima Bezerra (PT), que recebe afagos de  Lula e Dilma. Já Henrique é do partido do candidato à vice-presidente na chapa vermelha, Michel Temer (PMDB).
Essa configuração faz com que Dilma tenha dois palanques em solo potiguar, fortalecendo no estado a avaliação positiva que tem em quase todo o Nordeste. Tanto é que, no primeiro turno, faltou pouco para a petista atingir 1 milhão de votos, contra apenas 330 mil votos para o tucano – uma vantagem de mais de 40% dos votos válidos.

Os apoios de Aécio
Engana-se, no entanto, quem imagina que a candidata dos dois governadoráveis foi a única beneficiada com o resultado da votação de 5 de outubro. O PSDB, por sua vez, abocanhou uma vaga na Câmara Federal com a eleição de Rogério Marinho. Terminado o primeiro turno, o parlamentar eleito assumiu de vez o comando do voo tucano e está angariando apoios importantes para o ex-governador de Minas Gerais.
Outro líder importante da campanha de Aécio Neves no Rio Grande do Norte consiste na figura do senador José Agripino (DEM), que coordena nacionalmente os passos do tucano. O democrata é uma das figuras políticas mais influentes do estado e representa um potencial cabo eleitoral para o líder pessedebista. Além disso, entre os eleitos para a Câmara Federal está o filho dele, Felipe Maia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário