sábado, 8 de fevereiro de 2014

Samya Rafaela: Uma cantora em ascensão, um barzinho, um violão

Cefas Carvalho

Intérprete em ascensão em Natal e cidades da Região Metropolitana (até por ser moradora de Ceará-Mirim), Samya Rafaela vem se destacando no circuito de barzinhos pelo repertório de qualidade (pop-rock nacional e internacional e MPB moderna), presença de palco e personalidade forte.
Nascida em Natal a 2 de julho de 1984, Samya mora em Ceará-Mirim “desde que saí da maternidade, mas morei 3 anos em São Lourenço da Mata, Pernambuco, onde conheci o Eidson. Ele era o baterista da banda de MPB "Poesia do Cais", na qual eu era a vocalista. Aí o sequestrei e o trouxe para o Rio Grande do Norte, e fomos felizes para sempre”, brinca.. Técnica em computação gráfica, tem 4 filhos, Alanis Fernanda (12), Allan Mizrain (11), Álek Leví (10) e Anthony Rafael (7). Confira a entrevista:

Como você começou a cantar?
Canto desde que me entendo por gente, mas só comecei a levar fé em mim aos 15 naos de idade, quando participei de uma gincana escolar, modalidade "A mais bela voz", representando o CSA (colégio Santa Águeda). Venci, é claro (risos).

Como começou a carreira artística, propriamente dita?
Só em 2010, aos 26 anos, consolidei minha formação artística, numa união com Eidson Sá, meu companheiro de vida e de palco (espo­so/violonista).

É possível viver de shows musicais,voz e violão no RN?
Tanto é possível, que é disso que vivo. Não dá para enricar, mas é gratificante trabalhar naquilo que você gosta.

Sendo seu músico, o violonista Eidson Sá, seu marido, quais as particularidades dessa união afetiva e profissional?
Digamos que isso faz com o que o nosso entrosamento seja mais que perfeito, no palco e também na vida conjugal. De vez em quando rola um "stress" mas isso é super normal, quem colhe rosas inevitavelmente se fere nos espinhos, e isso, "faz parte do meu show".

Quais as alegrias e as dificuldades de se apresentar em barzinhos e restaurantes?
A alegria é ver a alegria nos olhos das pessoas, que pedem músicas e nos aplau­dem, compram o nosso CD e depois nos adicionam em suas redes sociais. Muitos se programam quando divulgo a agenda e levam os amigos, aí a família cresce. Os meus contratantes são pessoas maravilhosas, amigas. Mas de vez em quando topamos com umas "desgraças" e aí, é só uma vez mesmo, pois não tenho cabeça para uma próxima. Não é que eu seja "marrenta", é que só engole sapos quem tem "boca boa". É como eu digo: Quem colhe rosas inevitavelmente se fere nos espinhos...

Qual seu repertório preferido e como você o escolhe?
Nosso estilo musical é mpb, blues e pop-rock internacional. Para uma boa apresentação, conhecer e gostar das músicas é fundamental. Eu só canto o que eu gosto.


Foto: Arquivo pessoal

Um comentário:

  1. Obrigada por divulgares esta minha conterrânea, caro Cefas Carvalho. Realmente a Samya Rafaela é uma grande intérprete e grande compositora também! Ela acaba se esquecendo deste detalhe! Talvez por ser um pouco modesta! Mas as composições dela sempre tem um tema interessante. Valeu! Cordial abraço, desta luso-cearamirinense, que vê os dias passarem em terras do SARAMAGO e gosta de contá-los...

    CEICINHA CÂMARA

    ResponderExcluir