sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Editora Tribo lança “Contos Rabiscados para Corações Maltrapilhos” de autora de 21 anos nessa sexta-feira na FliQ


A Editora Tribo, que esse mês completa um ano de atividades, lançará o seu quarto projeto editorial nessa sexta-feira, 24, na FliQ (Feira de Livros e Quadrinhos de Natal). Trata-se do livro de quadrinhos “Contos Rabiscados para Corações Maltrapilhos”, assinado pela escritora, ilustradora e estudante de publicidade Luiza de Souza.
Contos Rabiscados para Corações Maltrapilhos é o primeiro livro de Luiza de Souza, de 21 anos. Em fevereiro de 2014, Luiza se uniu à Tribo como colaboradora artística e com seu quadrinho, assume seu posto no hall de escritores da editora. O livro aborda os relacionamentos, encontros e o amor de uma forma nada convencional, longe dos clichês de contos de fadas, e mais próximo da realidade dos encontros incertos e dores inevitáveis de quando o coração entra na jogada.

A novidade que Luiza e a Editora Tribo prepararam para esse lançamento é que o prefácio da obra ficou por conta da escritora gaúcha Clara Averbuck. Dentre outros livros, Clara publicou Nossa Senhora da Pequena Morte (Editora do Bispo, 2008) e Cidade Grande No Escuro (Editora 7Letras, 2012).

“Fui lendo o livro da Luiza e pensando: menina, sai daí, você vai se quebrar. Meniiina! (com a mãozinha de tia no rosto), sabendo exatamente o que passa pelo coração pra escrever esse tipo de coisa e lembrando de todas as vezes que eu me estabaquei no chão”, escreveu Clara em seu prefácio que resume bem a essência de Contos Rabiscados para Corações Maltrapilhos.

Além do lançamento do novo livro do catálogo, a Editora Tribo também está presente na FliQ com um stand fixo, onde é possível adquirir as obras já publicadas e conversar com os membros do coletivo. A Tribo também participa de bate-papos e conferências ao longo da programação do evento, e na noite da quinta-feira, 23, o stand contará com a presença de Rafael Barbosa e Paulo Nascimento, autores de “Valdetário Carneiro – A essência da bala”, livro reportagem lançado pela editora em dezembro de 2013.

Sobre a Editora Tribo

Com equipe locada em Natal, mas distribuição em boa parte do país, desde outubro de 2013 a Editora Tribo incentiva a produção independente e o lançamento de novos talentos da literatura. Já são quatro títulos lançados e onze zines e as atividades continuam, com a biografia do ex-jogador de futebol falecido recentemente, Marinho Chagas, de autoria do jornalista Luan Xavier, para ser lançada ainda em 2014.


Foto: Assessoria-Divulgação

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Bailarino natalense representa o Brasil em festival de dança na Rússia

Alexandre Américo, bailarino natalense, seguiu dia 13 deste mês à Rússia para competir na categoria solo do VI Festival Internacional Mahmud Esambaev, que está acontecendo de 15 a 19 de Outubro na cidade de Grozny. A seleção para representar o Brasil na categoria foi feita através de curadoria que percorreu todo o país. Américo recebeu indicação da bailarina e arte-educadora Acácia de Oliveira.
O festival Mahmud Esambaev leva este nome em homenagem ao bailarino, ator e coreógrafo Checheno, e é uma realização do Ministério da Cultura da República da Chechênia com patrocínio do Ministério da Cultura da Federação Russa.
O bailarino e coreógrafo Alexandre Américo participará do festival com dois quadros distintos, retratando a riqueza da cultura afro-brasileira. Alexandre possui Licenciatura em dança pela UFRN, atua no Balé da Cidade de Natal e é professor da Cia. Giradança, com vasta experiência em diversas formas de dança e expressões artísticas.


Foto: Morvan França

Dilma tem dois palanques no RN com Robinson e Henrique

José Pinto Júnior e Tiago Rebolo

Desde a eleição de 1994, quando Fernando Henrique Cardoso e Luís Inácio Lula da Silva se enfrentaram pela primeira vez, a briga pela Presidência da República se dá entre tucanos e petistas. Neste páreo, FHC venceu duas, enquanto Lula venceu outras duas e ainda teve um papel fundamental na eleição de Dilma Rousseff quatro anos atrás. No próximo dia 26, será decidido o sexto confronto. O resultado pode levar o placar para 4 a 2 para o PT ou deixar a disputa empatada em 3 a 3.
Apesar de a competição estar cada vez mais acirrada, a briga nacional não chegou à esfera da disputa estadual no Rio Grande do Norte, pois nem o PT e nem o PSDB pleiteam sentar na cadeira que hoje é de Rosalba Ciarlini (DEM). Aqui no estado, o segundo turno vai definir se o próximo governador será Robinson Faria (PSD) ou Henrique Eduardo Alves (PMDB).
Os dois candidatos, apesar da discórdia no âmbito local, tem a mesma preferência quando o assunto é disputa presidencial. Tanto Robinson quanto Henrique representam no estado partidos da base aliada da presidente e declararam apoio à candidata petista. De um lado, Robinson conta com o apoio incondicional da senadora eleita Fátima Bezerra (PT), que recebe afagos de  Lula e Dilma. Já Henrique é do partido do candidato à vice-presidente na chapa vermelha, Michel Temer (PMDB).
Essa configuração faz com que Dilma tenha dois palanques em solo potiguar, fortalecendo no estado a avaliação positiva que tem em quase todo o Nordeste. Tanto é que, no primeiro turno, faltou pouco para a petista atingir 1 milhão de votos, contra apenas 330 mil votos para o tucano – uma vantagem de mais de 40% dos votos válidos.

Os apoios de Aécio
Engana-se, no entanto, quem imagina que a candidata dos dois governadoráveis foi a única beneficiada com o resultado da votação de 5 de outubro. O PSDB, por sua vez, abocanhou uma vaga na Câmara Federal com a eleição de Rogério Marinho. Terminado o primeiro turno, o parlamentar eleito assumiu de vez o comando do voo tucano e está angariando apoios importantes para o ex-governador de Minas Gerais.
Outro líder importante da campanha de Aécio Neves no Rio Grande do Norte consiste na figura do senador José Agripino (DEM), que coordena nacionalmente os passos do tucano. O democrata é uma das figuras políticas mais influentes do estado e representa um potencial cabo eleitoral para o líder pessedebista. Além disso, entre os eleitos para a Câmara Federal está o filho dele, Felipe Maia.