José Pinto Junior e
Cefas Carvalho
Estamos a uma semana do ano de 2014, com um quadro totalmente indefinido em relação as eleições de outubro, sendo que, o prazo estipulado pela Lei para desencompatibilização, é junho. Talvez seja o processo eleitoral mais atípico das disputas políticas da história do Estado do Rio Grande do Norte.
A governadora Rosalba Ciarlini se esforçava para disputar a reeleição em um contexto ruim, mas sinalizando recuperação. De repente é cassada pela Justiça por usar o avião do Estado para fazer campanha em Mossoró para sua aliada Cláudia Regina (DEM), que também está fora do poder por decisão judicial.
A vice-prefeita de Natal e ex-gorvenadora, Wilma de Faria (PSB) tem respaldo popular e cresceu ainda mais aos olhos dos analistas da cena política. De repente, não mais que de repente, o filho dela, o empresário Lauro Maia (PSB) é condenado a 16 anos de prisão em regime fechado.
Os mesmo observadores que registraram o favoritismo de Wilma para disputar o comando do Estado com a cassação de Rosalba, também registraram a dificuldade, dias depois, da sustentação de sua candidatura majoritária, com um filho preso. No dia seguinte tudo muda com a cassação da deputada socialista, Larissa Rosado, cujo suplente é justamente seu filho. Ora, se este quadro se confirma, Lauro passa a ter fórum privilegiado ou seja, dá algum fôlego pra a mãe, Wilma de Faria.
A incerteza é companheira em relação à disputa majoritária, tanto no comando da gorvenadora que foi cassada e não saiu do poder, quanto na líder da oposição que foi obstaculada pela candidatura presidencial de Eduardo Campos e pela decisão do juiz Mario Jambo em relação a prisão de seu filho, Lauro Maia, fruto do casamento de Wilma com Lavosier Maia.
FATOR PMDB
Mas as indecisões da eleição de 2014 não param por aí. O partido com a grande liderança de Garibaldi Filho e do deputado Henrique Alves, que preside a Câmara Federal, não sabe o que quer. Aliás, sabe que quer o comando do Executivo, mas não apresenta um nome que represente o grupo político. Diga-se de passagem que, trata-se do grupo mais poderoso.
Além do prestígio político, da Câmara de Natal ao Palácio do Planalto, o PMDB tem força no segmento empresarial, nos meios de comunicação e excelentes relações no judiciário. Só não tem programa de governo e candidato a governador.
A falta de nomes da situação e da oposição faz da eleição deste ano de 2014 algo realmente diferente das eleições antigas.
E TEM O PT
Historicamente, o Partido dos Trabalhadores se posicionava com uma candidatura ao governo do Estado. Agora já não o faz. Não o faz porque o comando nacional da legenda precisa de mais deputados e senadores em Brasília para dar sustentação aos governos petistas. Leia-se: Lula e Dilma. Logo os projetos locais são sacrificados em favor da prioridade nacional que é a reeleição da presidenta Dilma Rousseff.
O PDT tem apenas dois nomes fortes: Agnelo Alves e Carlos Eduardo Alves. O primeiro é pai do segundo. São apenas dois, mas com influências estratégicas. O pai, é líder em Parnamirim, embora despache na Assembléia Legislativa como deputado estadual. O filho é prefeito de Natal. Carlos tem dito que continua prefeito e que não lhe interessa ser candidato a governador. Mas há setores do carlismo que desejam Carlos na disputa eleitoral, como candidato a governador.
Os argumentos já foram apresentados: ao renunciar Carlos entrega o comando da prefeitura à sua vice, Wilma de Faria. Nesta atitude já tira do meio do caminho a líder nas pesquisas para suceder Rosalba. Carlos não é do PMDB, mas já foi. Agora mesmo sendo do PDT, teria o apoio da banda da família Alves, que domina a mega estrutura capaz de alavancar sua candidatura.
Na política do Rio Grande do Norte, o parentesco é ainda mais importante que a ideologia ou filiação partidária. Logo, Carlos pode aparecer como opção neste contexto confuso.
Sobre a esquerda – Os partidos: PSTU, PSOL e PCB conversam para formarem uma aliança. Mas esbarram na falta de unidade programática e de lideranças. O PSOL já tem candidato a presidente, o senador Randolfe Rodrigues (AP). No RN, o partido de Heloísa Helena tem quatro pré-candidatos. Isto sem falar nos nomes do PCB e PSTU.
Fator PROS – O Partido da República e da Ordem Social até agora não apresentou ambição majoritária, embora detenha a presidência da Assembléia Legislativa, na pessoa do deputado Ricardo Motta, presidente da Câmara Municipal de Natal. Detém ainda a maior bancada nas duas casas. A aposta do PROS é eleger o vereador Rafael Motta, para a Câmara dos Deputados.
Fator PSD – O que falta no PMDB sobra no PSD. Enquanto o partido de Henrique Alves tem estrutura forte e não tem nomes, o partido presidido por Robinson Faria insiste como o nome da oposição à governadora Rosalba. O vice-governador até agora esbarra na falta de apoio das demais legendas de oposição. Vontade e disposição não lhe tem faltado.
FATOR PR – O deputado João Maia é o líder da bancada federal. Tem aliados em cidades importantes da Grande Natal, como São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim. Bem preparado intelectualmente, tem forte penetração no Seridó, região da qual é precursor. O economista tem sonho majoritário, mas é pragmático. Não entra em aventura, pode ser candidato a governador se tiver o apoio do PMDB de Garibaldi e de Henrique Alves. Também pode ser candidato a vice-governador se o candidato for o Ministro da Previdência, mas sobre o tema, o comandante do PR não fala uma palavra sequer.
Fator PMN – O Partido da Mobilização Nacional é presidido no solo potiguar pelo deputado estadual Antônio Jácome, o parlamentar lidera o segmento evangélico no Estado e poderá disputar mandato de Deputado Federal. Seu filho, Jacó Jácome, é vereador em Natal e pode ser candidato a deputado estadual.
Seja qual for o partido ou o candidato vitorioso, 2014 testemunhará o mais atípico e confuso processo eleitoral da história recente da política potiguar.
sexta-feira, 27 de dezembro de 2013
quarta-feira, 18 de dezembro de 2013
Espetáculo “Encruzilhada do Mundo" será encenado na Árvore de Mirassol
O espetáculo teatral “Encruzilhada do Mundo ou
Sobre a Areia e o Vento”, segue em temporada nos dias 19, 20 e 21 de dezembro,
na praça da árvore de Mirassol, após a excelente receptividade do público da
zona Norte, aonde foram realizadas três apresentações na área externa do
Ginásio Nélio Dias. O acesso ao espetáculo é gratuito com início sempre às 20h.
Com direção de Luiz Fernando Marques, do Grupo XIX
de Teatro (SP) e codireção de Paulo Arcuri (SP), o espetáculo “Encruzilhada do
Mundo ou Sobre a Areia e o Vento” é resultado do projeto Natal: Encruzilhada
do Mundo, idealizado pelos grupos Coletivo Atores à Deriva e Bololô Cia.
Cênica, com produção da MAPA Realizações Culturais, contemplado no Edital Natal
em Cena 2013, da Prefeitura Municipal do Natal, através da Funcarte.
A dramaturgia de Luana Menezes (Bololô Cia.
Cênica/RN), construída em processo colaborativo com os coletivos e direção,
ganha vida com a atuação de dez atores que interpretam personagens fictícios
inspirados em figuras reais de Natal, que contam a história da cidade na
primeira metade do século 20, desde as aventuras do aviador Augusto Severo, até
a cidade abandonada pelos soldados norte-americanos, na decadência do pós
Segunda Guerra Mundial.
SINOPSE
Numa cidade rodeada pelas dunas e pelo mar, um
hangar vira encruzilhada do mundo, encruzilhada de vidas, encruzilhada de
tempos. Dentro deste hangar, um avião grande o suficiente para que nele caibam
todos os sonhos. Assim é a Encruzilhada do Mundo ou Sobre a Areia e o Vento:
a história de uma cidade recontada através das histórias da gente que nela
vive. Livremente inspirada pela(s) história(s) de Natal, do período de 1902,
ano em que o pioneiro da aviação Augusto Severo morre em Paris, até 1955,
período cinza seguido do brilho da Segunda Guerra Mundial, o espetáculo propõe
que leiamos a cidade de uma nova maneira, pela ótica da poesia e da fábula, e
não somente segundo aquela exposta nos livros de história. Propõe que nos
leiamos de uma nova maneira, que nos entendamos como personagens dessa
História, protagonistas na nossa vida: nós podemos escolher nossas
encruzilhadas.
SOBRE O PROJETO
O projeto Natal: Encruzilhada do Mundo foi
contemplado na categoria “Natal, sua história, seus bairros, sua gente” do
edital “Natal em Cena” da Prefeitura Municipal do Natal através da Funcarte. O
projeto foi idealizado pelos grupos Coletivo Atores à Deriva e Bololô Cia
Cênica e é produzido pela Mapa Realizações Culturais. O espetáculo
"Encruzilhada do Mundo ou Sobre a Areia e o Vento" tem direção geral
de Luiz Fernando Marques, diretor convidado do Grupo XIX de Teatro (SP). Todas
as informações sobre o projeto, incluindo a ficha técnica completa, podem ser
encontradas no blog www.natalencruzilhadadomundo.blogspot.com.
SERVIÇO
Espetáculo Encruzilhada
do Mundo ou Sobre a Areia e o Vento
Dias 19, 20 e 21 de dezembro de 2013 na praça da
árvore de Mirassol
Informações: Mapa Realizações (84) 8855-2600
Foto: Joanisa Prates
sexta-feira, 13 de dezembro de 2013
Aprovação do governo Dilma cresce para 43%, indica CNI/Ibope
IG São Paulo
Maneira de governar
A aprovação da maneira de governar da presidente passou de 54% para 56%. A variação ocorre dentro da margem de erro em relação ao levantamento anterior, de setembro.
O porcentual dos entrevistados que desaprovam a maneira de Dilma governar, entretanto, caiu no mesmo período, de 40% para 36%. O indicador vem caindo desde julho, quando ela tinha 49% de reprovação da maneira de governar, superando, na ocasião, aqueles que a aprovavam, que eram 45%. Isso ocorreu logo após o início dos protestos de rua país afora. Foi a única vez que Dilma registrou uma reprovação superior à aprovação da maneira de governar desde que assumiu a presidência, em 2011. A parcela da população que confia na presidente se manteve estável em 52%.
A pesquisa foi feita entre 23 de novembro e 2 de dezembro, com 15.414 pessoas com mais de 16 anos de idade, em 727 municípios. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Subiu de 37% para 43% a avaliação como
ótimo ou bom o desempenho do governo da presidente Dilma Roussef, de acordo
com pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), encomendada ao
Ibope, divulgada nesta sexta-feira (13). O levantamento anterior saiu em
setembro.
No mesmo período, a sondagem registrou
uma queda de 39% para 35% dos entrevistados que consideram o governo regular. O
porcentual dos que avaliam o governo como ruim ou péssimo oscilou dentro da
margem de erro, de 22% para 20%.
Desde julho, a presidente
cresceu 12 pontos percentuais entre os entrevistados que consideram o governo
ótimo ou bom. Na pesquisa anterior, Dilma também havia subido seis pontos
percentuais em relação ao levantamento de julho, quando registrou 31% de
avaliação positiva.Maneira de governar
A aprovação da maneira de governar da presidente passou de 54% para 56%. A variação ocorre dentro da margem de erro em relação ao levantamento anterior, de setembro.
O porcentual dos entrevistados que desaprovam a maneira de Dilma governar, entretanto, caiu no mesmo período, de 40% para 36%. O indicador vem caindo desde julho, quando ela tinha 49% de reprovação da maneira de governar, superando, na ocasião, aqueles que a aprovavam, que eram 45%. Isso ocorreu logo após o início dos protestos de rua país afora. Foi a única vez que Dilma registrou uma reprovação superior à aprovação da maneira de governar desde que assumiu a presidência, em 2011. A parcela da população que confia na presidente se manteve estável em 52%.
A pesquisa foi feita entre 23 de novembro e 2 de dezembro, com 15.414 pessoas com mais de 16 anos de idade, em 727 municípios. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
terça-feira, 10 de dezembro de 2013
Teia Potiguar: Pontos de Cultura debatem políticas culturais entre dias 13 e 15
Na sexta-feira, dia 13 de dezembro, às 16h,
terá início a TEIA Potiguar com a realização do 2º Fórum dos Pontos de Cultura
do Rio Grande do Norte, debates, oficinas, relatos de experiências e
apresentações culturais, com objetivo de despertar na população o interesse
pelo debate e participação das discussões acerca das políticas culturais de sua
localidade. A programação segue até domingo (15) no IFRN Cidade
Alta. O acesso é gratuito e aberto ao público.
O encontro reunirá representantes dos 53 Pontos de
Cultura ativos do RN e contará com a participação de parceiros da Teia Nacional
da Diversidade 2014, como o IFRN, UFRN, Fundação José Augusto/SecultRN e
Fundação Capitania das Artes. O Ministério da Cultura também confirmou presença
e irá discutir o Programa Cultura Viva no Rio Grande do Norte. A Teia Potiguar
será anfitriã do Encontro Nacional dos Pontos de Cultura, que será sediado em
Natal no período de 6 a 10 maio de 2014.
"A TEIA Potiguar é uma preparação para o
Encontro Nacional dos Pontos que será realizado em Natal. Vamos aproveitar a
presença do MinC, dialogando com os Pontos, governos municipais e estaduais, e
instituições de ensino, para iniciar a construção de um edital municipal para a
criação da Rede de Pontos de Cultura de Natal, que será debatido durante a
realização da Teia Potiguar", comentou Rodrigo Bico, coordenador do
evento.
NATAL SEDIARÁ ENCONTRO NACIONAL
A Teia Nacional da Diversidade 2014, acontecerá de
6 a 10 de maio de 2014 em Natal/RN, e tem como parceiros o Instituto Federal do
RN, a Universidade Federal do RN, a Secretaria Estadual de Cultura do RN, a
Fundação Capitania das Artes e a Comissão Nacional dos Pontos de Cultura e GT
TEIA.
O evento visa fortalecer o exercício dos direitos
culturais, a atuação em rede, o diálogo e a parceria entre a sociedade civil,
gestores, Instituições de Ensino, instâncias de participação social e sociedade
em geral no campo cultural para a qualificação e o fortalecimento de políticas
e ações de valorização e promoção da cultura brasileira em todos os seus
aspectos e segmentos culturais.
A Teia 2014 inaugurará, portanto, um espaço para
encontro, reconhecimento, convivência, reflexão, formação e divulgação de temas
prioritários dos grupos, coletivos, comunidades e Pontos de Cultura, enquanto
representantes dos segmentos socioculturais da nossa diversidade.
SERVIÇO
TEIA - II
Fórum Potiguar dos Pontos de Cultura
De 13 a
15 de dezembro de 2013
IFRN
Cidade Alta - Avenida Rio Branco, 743 - Cidade Alta
Foto: Vlademir Alexandre
sexta-feira, 6 de dezembro de 2013
Poeta e escritora serodoense, Maria Maria lança nesta sexta dois livros em Natal
Maria José Gomes, que adotou recentemente o nome literário de Maria Maria, lançará dois livros, "O beijo de Eros" e "Um sertanejo, Currais Novos e o tempo" nesta sexta-feira na Livraria Nobel, de Petrópolis, em Natal, a partir das 18h. Nascida em Currais Novos, em 15 de outubro de 1966, é formada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com pós-graduação em Literatura Luso-brasileira, pela mesma Universidade. Aos 14 anos, escreveu os seus primeiros poemas. Aos 16, o primeiro romance. Recebeu menção honrosa no Concurso de Poesia Othoniel Meneses promovido pela Fundação Capitania das Artes. Publicou contos e poemas na revista Papangu da cidade de Mossoró. Atualmente organiza os blogs literários Espartilho de Eme, Água de Chocalho e Flores do Seridó. É consulesa do Seridó, título conferido pelo movimento poético Poetas del Mundo, com sede no Chile. É professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, na Escola Estadual Manoel Salustino em Currais Novos.
Obras: A menina dos Olhos Claros (romance) 1982, O Despertar da crisálida (conto-novela) 2006, O Cheiro da origem (conto-novela) 2006, Contos de um Passado Perfeito (contos) 2009, Na Sétima Curva do Sol (romance) 2010 e Outônicas (poesia) 2011, O Beijo de Eros (2012), Algodão e Sal (2012) em parceria com o poeta Antônio Francisco e Um sertanejo, Currais Novos e o tempo (2013). O Beijo de Eros faz parte da fase lírico-amorosa da autora potiguar e é um livro de poemas dedicado ao amor. Um sertanejo, Currais Novos e o tempo é um trabalho histórico-biográfico cuja narrativa detalha a cidade de Currais Novos a partir da década de 30, mostrando os hábitos, valores e costumes da região. A história é revivida pelo olhar do pai da escritora que conta o desenvolvimento social e cultural do Seridó potiguar.
Obras: A menina dos Olhos Claros (romance) 1982, O Despertar da crisálida (conto-novela) 2006, O Cheiro da origem (conto-novela) 2006, Contos de um Passado Perfeito (contos) 2009, Na Sétima Curva do Sol (romance) 2010 e Outônicas (poesia) 2011, O Beijo de Eros (2012), Algodão e Sal (2012) em parceria com o poeta Antônio Francisco e Um sertanejo, Currais Novos e o tempo (2013). O Beijo de Eros faz parte da fase lírico-amorosa da autora potiguar e é um livro de poemas dedicado ao amor. Um sertanejo, Currais Novos e o tempo é um trabalho histórico-biográfico cuja narrativa detalha a cidade de Currais Novos a partir da década de 30, mostrando os hábitos, valores e costumes da região. A história é revivida pelo olhar do pai da escritora que conta o desenvolvimento social e cultural do Seridó potiguar.
Alunos do IFRN e Pronatec participam da produção do Música no Ar
Além da proposta principal de promover uma efetiva valorização da música
produzida no estado através de encontros entre artistas locais e nacionais, o Projeto Música no Ar – Unindo Talentos, trás ainda uma outra proposta inovadora para beneficiar os jovens da cidade.
Por meio de uma parceria firmada com a Green Point, empresa realizadora do evento, alunos do curso superior de Tecnologia em Produção Cultural do IFRN - Campus
Cidade Alta e do curso técnico profissionalizante de Assistente de Produção Cultural pelo PRONATEC da Escola de Música da UFRN participam como estagiários da produção do evento. A oportunidade, além de didática, permite que os jovens façam contato com profissionais renomados, que
estão envolvidos na execução do projeto.“É uma ótima oportunidade, para quem tem interesse na área cultural, participar da produção de um espetáculo como esse e ter contato com renomados profissionais da área” diz Mônica MacDowell, diretora do Música no Ar.
Os alunos acompanham a produção do espetáculo e descobrem na prática as dificuldades e alegrias de ver um grande show tomando forma. Eles se envolvem na montagem de palco e de equipamentos de som e luz e podem sentir a responsabilidade de fazer tudo acontecer como programado até o fechamento das cortinas.
“O estágio oferecido pela Green Point aos alunos do curso de Produção Cultural, vem contribuindo para que os alunos vivenciem na prática os processos de produção executiva de um evento. Além disso, contribui para que eles conheçam melhor a estrutura e o funcionamento de um dos maiores equipamentos culturais da cidade, o Teatro Riachuelo. E também oferece a oportunidade de ampliar o leque de contatos e se relacionar com profissionais de referência no nosso cenário Potiguar”, foi o que disse Tuyane Queiroz, coordenadora do Pronatec.
A próxima edição do Música no Ar, acontece no dia 10 de dezembro, a partir das 22h, no Teatro Riachuelo. Os shows que encerrarão a temporada 2013 do projeto serão da banda Rosa de Pedra e da cantora Daúde. Os ingressos para o evento são gratuitos e estarão disponíveis para distribuição na bilheteria do Teatro Riachuelo a partir de 3 de dezembro.
SERVIÇO:
Data: 10 de dezembro de 2013
Local: Teatro Riachuelo
Abertura das portas: 21h com apresentação da dupla Groove Primata
1° Apresentação: Rosa de Pedra - Participação especial: Chico César - 22h
2° Apresentação: Daúde - Participação especial: Tiquinha Rodrigues e Antônio de Pádua - 23h
Patrocínio: Unimed Natal e Prefeitura do Natal via Lei Djalma Maranhão
Realização: Green Point
Classificação: 16 anos
Formato Platéia
Informações e foto: Assessoria de Comunicação do Música no Ar
domingo, 1 de dezembro de 2013
RN recebe nesta segunda feira mais 95 médicos para atuar nos municípios
O Rio Grande do Norte vai receber, nesta segunda-feira dia 2, mais 95 profissionais cubanos do Programa Mais Médicos do Governo Federal, como parte do convênio de Cooperação com a OPAS. Eles chegam a Natal em voo da FAB, com desembarque previsto para acontecer de meio-
dia e às 23h, na Base Aérea de Natal. Os profissionais serão recepcionados por representantes do Governo do Estado e apoiadores do Ministério da Saúde.
O novo grupo de profissionais que chega ao estado corresponde à segunda etapa do segundo ciclo do Programa Mais Médicos. Eles serão lotados em cerca de 90 municípios. Segundo informa Hugo Mota, coordenador da Comissão Estadual do PROVAB/Mais Médicos, depois que os profissionais chegarem passarão, na terça-feira, por um momento de acolhimento em Natal, para conhecer a realidade do Sistema Único de Saúde do Estado. Eles permanecem em Natal até a sexta-feira (06) e depois seguem para os municípios onde também passarão por um acolhimento para conhecer a estrutura de saúde de onde serão lotados.
“O foco do programa é a atenção básica, com ele o Ministério da Saúde está levando profissionais e estruturando as Unidades Básicas de Saúde para um atendimento qualificado para a população que mais precisa. Além de diminuir as desigualdades na distribuição de médicos em regiões com alta vulnerabilidade social”, disse Hugo Mota.
No Estado, o Programa é monitorado pela Comissão Estadual do Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica (Provab). A Comissão Provab/Mais Médicos é composta por técnicos da Sesap, Conselho de Secretários Municipais de Saúde do RN (Conasems) e pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Estadual do RN (UERN).
dia e às 23h, na Base Aérea de Natal. Os profissionais serão recepcionados por representantes do Governo do Estado e apoiadores do Ministério da Saúde.
O novo grupo de profissionais que chega ao estado corresponde à segunda etapa do segundo ciclo do Programa Mais Médicos. Eles serão lotados em cerca de 90 municípios. Segundo informa Hugo Mota, coordenador da Comissão Estadual do PROVAB/Mais Médicos, depois que os profissionais chegarem passarão, na terça-feira, por um momento de acolhimento em Natal, para conhecer a realidade do Sistema Único de Saúde do Estado. Eles permanecem em Natal até a sexta-feira (06) e depois seguem para os municípios onde também passarão por um acolhimento para conhecer a estrutura de saúde de onde serão lotados.
“O foco do programa é a atenção básica, com ele o Ministério da Saúde está levando profissionais e estruturando as Unidades Básicas de Saúde para um atendimento qualificado para a população que mais precisa. Além de diminuir as desigualdades na distribuição de médicos em regiões com alta vulnerabilidade social”, disse Hugo Mota.
No Estado, o Programa é monitorado pela Comissão Estadual do Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica (Provab). A Comissão Provab/Mais Médicos é composta por técnicos da Sesap, Conselho de Secretários Municipais de Saúde do RN (Conasems) e pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Estadual do RN (UERN).
Assinar:
Postagens (Atom)