sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Mineiro fala sobre “RN quebrado”, campanha, eleições e 2016

Em visita ao Alpendre do jornal Potiguar Notícias, onde concedeu entrevista aos jornalistas Cefas Carvalho e Tiago Rebolo, o deputado estadual reeleito afirmou que o maior problema de Robinson será governar um estado que hoje está “quebrado e em estado de insolvência”. Confira:

Na avaliação do petista Fernando Mineiro, eleito para o quarto mandato como deputado estadual, a vitória de Robinson Faria (PSD) foi fundamental pelo fato de que “um conjunto de forças que representavam a continuidade do sistema político secular no estado” foi derrotado.
Integrante da equipe de transição do governo, Mineiro acredita que estar na situação aumentará as responsabilidades, mas também “será a oportunidade para implementar aquilo que defendemos”.
Ao lado de cinco outros parlamentares, o petista compõe a minoritária bancada governista de Robinson na Assembleia Legislativa. Ele acredita, no entanto, que isso não atrapalhará a gestão. “A oposição no Legislativo é natural. Inclusive, eu acho bom porque isso significa mais cobrança, questionamentos e vigilância”, afirmou
Para Mineiro, o fato de o Rio Grande do Norte estar “quebrado e em estado de insolvência” é que será o maior desafio de Robinson à frente do governo. “O governador precisará arrumar a casa e enfrentar questões estruturantes para atender as demandas da sociedade”, recomendou o deputado.
Perguntado sobre a existência de eventuais confrontos de interesse dentro do partido pela indicação de nomes para compor o secretariado do próximo governo, Mineiro explicou que a relação entre PT e Robinson se dá de maneira institucional. “Eu, por exemplo, não tenho nenhuma indicação pessoal a fazer. Nós fazemos o debate em torno dos nomes. Aquilo que não for decidido em consenso, será deliberado pelo partido”.

ELEIÇÕES 2016

Apesar de ter seu nome incluído na lista dos potenciais candidatos a prefeito de Natal em 2016, Mineiro revelou que essa ideia ainda não está cristalizada dentro do partido e entre os seus aliados. “Aquela fala de Robinson, dita durante a comemoração da vitória em 26 de outubro, quis dizer que nossa aliança não foi momentânea e que temos outras tarefas pela frente”.


De acordo com o deputado estadual, as discussões em torno do nome para disputar a Prefeitura serão feitas no momento certo. “A prioridade absoluta agora é dar conta das nossas tarefas no governo. Esse debate será futuro”, conta.

Foto: Eduarda Soares

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Robinson Faria divulga oficialmente nomes do secretariado

A comunicação do governador eleito Robinson Faria (PSD) divulgou na tarde desta terça dia 23, a equipe de secretários estaduais que estará ao lado do governador Robinson Faria (PSD) na gestão do Rio Grande do Norte foi anunciada nesta terça-feira (23). O governador eleito fez uma análise de currículos e montou a equipe com base em critérios técnicos. Manteve o compromisso assinado com o Movimento Articulado de Combate à Corrupção de só nomear fichas limpa.  Na próxima segunda-feira (29), às 10h, o governador eleito recebe a imprensa para uma coletiva na vice-governadoria para falar sobre as indicações e anunciar os demais nomes da administração direta e indireta.
 Conheça o perfil dos secretários que iniciam o trabalho no dia 1º de Janeiro de 2015.



Gabinete Civil – Tatiana Mendes Cunha

Advogada, Procuradora da Assembleia Legislativa do RN, Conselheira suplente do CARF, exerceu o cargo de Consultor Geral do Estado do RN (de 2003 a abril de 2010), professora universitária da UFRN e participou da equipe de transição.



Procuradoria Geral do Estado do RN (PGE) – Francisco Wilkie

Advogado, Procurador do Estado do RN desde 1997, ex-professor da UFRN, presidente da Associação dos Procuradores e doutorando em Direito Constitucional.



Consultor Geral do Estado – Eduardo Nobre

Subprocurador da República aposentado, professor de Direito, especialista em Direito do Trabalho. Juiz de Direito. Foi corregedor geral do Ministério Público Federal. Autor de livros na área jurídica.


Secretaria Estadual de Tributação – André Horta Melo

Auditor Fiscal do Rio Grande do Norte, presidente do Conselho de Recursos Fiscais do RN. Formado em Administração, Bacharel em Direito e Filosofia. Mestrando em Filosofia Política.



Secretaria Estadual de Planejamento e das Finanças – Eurípedes Balsanufo de Sousa Melo

Engenheiro Civil, Jornalista, MBA em turismo. Consultor do IICA (Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura) e consultor da Fundação Getúlio Vargas. Com cursos na área de Orçamento Público e Execução Orçamentária, Planejamento Estratégico e situacional.  



Secretaria Estadual de Agricultura, da Pecuária e da Pesca – Haroldo Abuana Osório

Geólogo, servidor do IDEMA e integrante da Diretoria da Associação Norteriograndense de Criadores ANORC – desde 2004.



Secretaria Estadual de Saúde – José Ricardo Lagreca

Médico, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Exerce a direção geral do Hospital Universitário Onofre Lopes.



Secretaria Estadual de Comunicação – Georgia Nery

Jornalista, assessora de imprensa de empresas privadas e públicas, ocupou o cargo de Assessora na Assembleia Legislativa e diretora da TV Assembleia.



Secretaria Extraordinária de Articulação Política– Hudson Pereira de Brito

Administrador, ex-prefeito por três mandatos, ocupou o cargo de assessor de gabinete do deputado federal Fábio Faria em Brasília, ex-secretário executivo do Gabinete Civil e ex-presidente da COAHB.



Secretaria Estadual de Turismo – Ruy Pereira Gaspar

Engenheiro civil pela PUC-RJ, empresário do setor hoteleiro e eleito presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH).



Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social – Kalina Leite Gonçalves

Advogada, delegada civil, ocupou os cargos de secretária-adjunta de Segurança, Corregedora da Polícia Civil, interventora da Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (Fundac) e participou da equipe de transição.



Secretaria Estadual de Trabalho e Assistência Social – Julianne Dantas Faria

Bacharel em Direito, graduada em tecnologia da Informação e integrante da equipe de transição.



Secretaria Estadual de Educação – Francisco das Chagas Fernandes

Formado em Letras pela UFRN, ex-secretário de Educação Básica do Ministério da Educação e secretário executivo-adjunto do Ministério da Educação.



Secretaria Estadual de Infraestrutura – Jáder Torres

Engenheiro Civil, ex-diretor do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens e ex-secretário adjunto da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.



Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos – José Mairton França

Graduado em Ciências Econômicas, possui mestrado em economia, doutorado em Engenharia de Produção. Professor da UERN e secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Mossoró.



Administração Indireta

Presidência da Caern – Marcelo Saldanha Toscano

Engenheiro civil, ocupou o cargo de assessor especial de empreendimentos da presidência da Caern, foi diretor do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (Idema) e Secretário Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMURB).



Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Norte S/A (CEASA) – Theodorico Bezerra

Engenheiro e suplente da senadora Fátima Bezerra.



Instituto Técnico-Científico de Polícia – Odair de Souza Glória Júnior

Perito Criminal Federal, Mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas, Instrutor da Academia Nacional de Polícia. Atua na área de laboratório, balística forense, local do crime, documentos, veículos e bombas.



Instituto de Previdência dos Servidores Estaduais (Ipern) - José Marlúcio

Atual presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Estaduais.



Departamento Estadual de Trânsito – José Marcos Freire

Administrador e empresário.



Diretor Presidente da Potigás – Carlos Alberto Santos

Administrador, empresário. Com experiência na área de combustíveis e derivados do petróleo.



Junta Comercial do RN – Sâmya Aby Faraj

Advogada, pós-graduada em gestão pública.


Foto:  João Gilberto



 

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Vai ou não vai? Henrique nega ministério, mas PMDB indica seu nome


Cefas Carvalho


Após a derrota para o Governo do Estado, o que o fará ficar sem mandato pela primeira vez em 44 anos, Henrique Eduardo Alves declarou em diversas ocasiões que não deseja fazer parte do Ministério do 2º governo Dilma Rousseff, como se especulou desde a sua derrota. Mas, parece não ter comunicado ao próprio partido, o PMDB, que mais uma vez o colocou na lista de “ministeriáveis”. A lista é fechada por Kátia Abreu: Indicada para a Agricultura, ela é da cota pessoal de Dilma; Moreira Franco: Michel Temer pediu que ele fosse mantido na Aviação Civil; Eduardo Braga: Nome para substituir Edison Lobão na pasta de Minas e Energia; Eunício Oliveira: O líder do PMDB no Senado pode ocupar a Integração Nacional; Henrique Alves: O atual presidente da Câmara pode ficar com o Turismo; Elizeu Padilha: O deputado pode ir para pasta dos Transportes ou para Previdência.

O que chama a atenção é Henrique ter permitido a inclusão do seu nome na lista. E estrategicamente sem ser na Previdência, ocupada até então pelo primo Garibaldi Filho, para não parecer que vai “herdar” o cargo.

Foto: Divulgação


quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Natal em Cena: Bololô Cia Cênica estreia espetáculo “Margem Ribeira” nesta quinta dia 4

A Bololô Cia Cênica estreia o espetáculo "Margem Ribeira" na próxima quinta, 4 de dezembro, às 20h, na Praça da Matriz no bairro Cidade da Esperança, e permanecerá em temporada até dia 27/12, integrando a programação do Natal em Natal. A montagem está sendo realizada através do Edital Natal em Cena 2014, da Fundação Cultural Capitania das Artes (FUNCARTE) - Prefeitura Municipal de Natal.
No total serão 9 apresentações durante três semanas nas zonas Oeste, Norte e Sul da cidade. Nos dias 4, 5 e 6, o espetáculo será apresentado na Praça da Matriz em Cidade da Esperança; dias 18, 19 e 20, no pátio do Ginásio Nélio Dias; e nos dias 25, 26 e 27 de dezembro, na Árvore de Mirassol, encerrando a primeira temporada do "Margem Ribeira". 

SOBRE O MARGEM RIBEIRA
A partir de alguns contos selecionados da obra de Marcelino Freire (PE) e do cotidiano do bairro da Ribeira e seus transeuntes, ambos à margem de sua Natal, a Bololô Cia. Cênica concebeu o projeto “Margem Ribeira”, convidando o diretor pernambucano Marcondes Lima (PE), a preparadora de elenco e assistente de direção Ceronha Pontes (PE), e o dramaturgo cearense Rafael Barbosa a compor a equipe de criação.  
O espetáculo é encenado pelos atores Arlindo Bezerra, Luana Menezes, Paulinha Medeiros e Rodrigo Silbat da Bololô Cia Cênica, e tem como atores convidados Aldemar Pereira, Alessandra Augusta, Lulu Albuquerque e Marcia Lohss.  Conta ainda com diversos profissionais na ficha técnica: Caio Padilha na direção musical, Ronaldo Costa na iluminação, Paula Vanina na assistência de direção de arte, Babaya Morais (MG) e Tiago Landeira na preparação vocal, e, o também integrante da Bololô, Alex Cordeiro na coordenação pedagógica.

SINOPSE
Em margens e ribeiras sempre existe o perigo de ser arrastado pela correnteza. A ameaça de se afogar no rio que pulsa no coração. Mas há também o risco de se encontrar tesouros perdidos de Iemanjá, brilhando na lama escura. Adaptado a partir de contos selecionados da obra de Marcelino Freire, o espetáculo encontrou em suas palavras e nas ruas da Ribeira esses tesouros esquecidos, enlameados, descartados. Esbarrou em histórias e personagens viscerais: crianças que sonham com armas como presente de natal, outras que desejam vingar-se do Papai Noel, filhos vendidos nos sinais ou que dançam perigosamente com o vento, vidas sangradas por balas e amores tortos, mães de ventre vazio que odeiam a paz. 

SERVIÇO 
Espetáculo MARGEM RIBEIRA da Bololô Cia Cênica
Temporada de estreia de 04, 05, 06, 18, 19, 20, 25, 26 e 27 de dezembro de 2014

Zonas Oeste, Norte e Sul de Natal.

Foto: Paulo Fuga