sexta-feira, 16 de maio de 2014

Dança: Espetáculo ‘Escrito Absurdo’ fará apresentações gratuitas hoje e amanhã no TAM


O espetáculo de dança, Escrito Absurdo, com os dançarinos Vladimir Rodríguez (Colômbia) e Omar Carrum (México), estará no Teatro Alberto Maranhão, hoje e amanhã (17), às 20h, com entrada gratuita e em formato diferente. Estarão disponíveis 300 ingressos: 150 para plateia e 150 palco. As apresentações fazem parte do Encontro Internacional de Dança Contemporânea que teve início em abril e acontece até 23 de maio. Ao todo, são 23 espetáculos de 12 países e 15 companhias participantes.

Escrito Absurdo tem o ato da escrita como suporte para imprimir ideias e reflexões a serem postas aos observadores. Indagações sobre o movimento em suas forças expressivas para a construção da comunicação levam a mensagem da coreografia. O espetáculo é o resultado de seis residências que ambos os artistas tiveram em Mazatlá (México), Bogotá (Colômbia) e Paris (França).

Além das apresentações, o Encontro de Dança Contemporânea - Extensão Internacional tem realizado oficinas, residência artística, mostras de vídeo e debates. O evento conta com incentivo do Ministério da Cultural/FUNARTE (Fundação Nacional de Artes) e parceria com o VIVA Dança (BA- Brasil) e o Fórum Internacional de Dança do Estado de São Paulo – FIDESP, visando ampliar e capacitar o cenário artístico potiguar na dança, além de proporcionar uma diversificação de apresentações gratuitas à população.


Serviço:

Dia 16 e 17/05

Mostra Internacional de Dança

Horário: 20h

Local: Teatro Alberto Maranhão

Duração: 55min

Classificação: 12 anos

Entrada: Gratuita*

*Retirar os ingressos na bilheteria do TAM (Disponíveis 300 ingressos por apresentação).

Foto: Mike Warren

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Grupo potiguar leva espetáculo e oficina de contação de histórias para Recife em projeto da Funarte

O espetáculo Guerra, Formigas e Palhaços do Grupo Estação de Teatro, estará em cartaz dia 15 de maio, às 20h no Teatro Capiba, dentro da programação do Palco Giratório, com entrada gratuita. Na passagem pela cidade, o grupo também vai realizar a oficina A Arte de Contar Histórias, que será oferecida à atores e professores nos dias 15 e 16 de maio das 9h às 12h, no Teatro Marco Camarotti/Sesc Santo Amaro.
O Estação de Teatro está circulando desde abril deste ano com os dois espetáculos do seu repertório: Guerra, Formigas e Palhaços e o infantil Estação dos Contos. A Caravana Estação Nordeste é um projeto de circulação do grupo em parceria com a Mapa Realizações Culturais e realizado através do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2013, em Recife conta com o apoio do SESC/Palco Giratório 2014.

SOBRE O ESPETÁCULO
Voltado para o público adulto e com texto de César Ferrario, Guerra, Formigas e Palhaços é conduzido pelos atores Rogério Ferraz, Enio Cavalcante e Pedro Queiroga e conta a história de dois militares, últimos remanescentes de um batalhão de combate, que se encontram perdidos em uma guerra à espera de reforços. Porém, quando todas as saídas parecem se fechar, um fato inusitado acontece: o batalhão de dois homens finalmente se depara, estupefato, diante daquele que pode carregar o último fio de esperança. A montagem estreou em junho de 2013, com temporada no teatro da Casa da Ribeira e no Barracão do Clowns, obtendo ótima receptividade de público e crítica.

SOBRE O GRUPO
Surgiu em 2009, com integrantes que já atuavam há bastante tempo no cenário teatral e musical da capital potiguar. Rogério Ferraz, Nara Kelly, Caio Padilha e Manú Azevedo, determinados em desenvolver um trabalho sério, visando sempre o respeito ao público e a qualidade teatral, iniciaram uma pesquisa em contação de histórias, aliando o conhecimento desenvolvido por anos com o teatro e a música, e desenvolvendo suas aptidões a favor de uma boa sessão de contos. A pesquisa resultou em dois espetáculos infantis, intitulados Em Cada Canto Um Conto e Estação dos Contos. Em 2013, o grupo partiu para uma nova montagem, dessa vez voltada para o público adulto. O espetáculo Guerra, Formigas e Palhaços tem um forte teor político e filosófico, sem abrir mão da ludicidade, da subversão e da comicidade, ingredientes fundamentais para o fazer artístico atual do grupo.

SERVIÇO
Espetáculo GUERRA, FORMIGAS & PALHAÇOS
Quinta, 15 de maio de 2014, às 20h
Teatro Capiba | Av. Prof.º José dos Anjos, 1190, Mangabeira, Recife/PE
Informações: (81) 3267.4410 | Acesso gratuito

Oficina A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS
Quinta e sexta, 15 e 16 de maio de 2014, 9h às 12h
Teatro Marco Camarotti - SESC Santo Amaro | Acesso gratuito

Foto: Marujjo Silveira

terça-feira, 13 de maio de 2014

Fechamento civil do Aeroporto Augusto Severo é tema de audiência pública na Assembléia Legislativa nesta quarta

A Assembleia Legislativa, por proposição do deputado Antônio Jácome, fará audiência pública para debater a mudança de perfil do Aeroporto Augusto Severo que passará a operar somente com aviação militar. Ela ocorre nesta quarta-feira, 14 de maio, às 14h30, no plenário Robinson Faria da Assembleia Legislativa do RN.
Construído durante a Segunda Guerra Mundial, o aeroporto recebeu em 2012 obras de requalificação e modernização do terminal de passageiros, com investimentos de R$ 16,4 milhões, que contemplaram novas salas de embarque e desembarque, instalação de novo sistema de ar-condicionado, novos elevadores e escadas rolantes, 12 novos balcões de check-in e fraldário, entre outras melhorias. Será desativado em função da construção e ativação do Aeroporto Internacional de São Gonçalo.
Com as novas instalações, o Terminal de Passageiros passou a ter capacidade para atender 5,8 milhões de passageiros/ano. Atualmente o aeroporto recebe em média 72 voos por dia e, no ultimo ano, movimentou 2.408.206 passageiros.
O debate aumentou com a publicação de uma pesquisa realizada pela Secretaria de Aviação Civil, que considerou o Augusto Severo o melhor do Brasil.

Foto: Canindé Soares