segunda-feira, 28 de abril de 2014

Wilma e Fátima garantem que não abrem mão das candidaturas ao Senado

Cefas Carvalho

Uma tem o apelido de “Guerreira” e foi prefeita de Natal por três vezes e governadora em dois mandatos. A outra tem espírito combativo e é deputada federal há três mandatos, com desempenho elogiado até por adversários. Já se enfrentaram  diretamente em três oportunidades eleitorais, já trocaram farpas e já foram aliadas. Hoje, são ambas pré-candidatas ao Senado Federal e por mais especulações e “buxixos”, não admitem recuar e sustentam aos quatro cantos que manterão a candidatura.
Trata-se da vice-prefeita de Natal  Wilma de Faria (PSB) e da deputada Fátima Bezerra (PT),  prováveis adversárias na luta pela única vaga potiguar ao Senado. Nos últimos meses, especulou-se que Wilma poderia, em vez de sair para o Senado, tentar o Governo do Estado, onde possivelmente teria um embate menos encarniçado com Robinson Faria (PSD) do que com Fátima.

Mas, Wilma negou e sustentou apoio à candidatura ao Governo do deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB). Também descartou sair para deputada federal, onde teria eleição certa.
Idem em relação a Fátima. Especulou-se que, com a presença de Wilma do lado oposto, a petista poderia sair para federal, onde teria reeleição garantida e com chances de aumentar suas votações recordes.
Mas, Fátima recusa uma mudança. E dá sinais, como os apoios de prefeitos à sua  pré-candidatura, que não abre mão da candidatura ao Senado.

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Agências bancárias fecham sexta dia 18 e segunda dia 21

Para o leitor do blog se planejar: os bancos não vão abrir nos próximos dias 18 e 21, devido aos feriados nacionais de Sexta-feira da Paixão e Tiradentes, informou hoje (16) a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).´A Febraban orienta a população a utilizar os canais alternativos de atendimento para fazer as operações bancárias, como caixas eletrônicos, Internet Banking, Mobile Banking, banco por telefone e correspondentes (casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados).
As contas com vencimento marcado para os feriados, como as de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês, poderão ser pagas no próximo dia útil subsequente (22), sem incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).
Os clientes também podem agendar nos bancos o pagamento das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos, ou em correspondentes. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do Débito Direto Autorizado (DDA).

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Exposição "Pessoas e Cores" de Valderedo Nunes entra em sua última semana

A exposição “Pessoas e Cores” do artista plástico, Valderedo Nunes, entrará na sua última semana. A Mostra estará aberta até o dia 21 de abril, das 9 às 20h, na Galeria de Artes do Campus.
Promovida pelos alunos do curso de Produção Cultural, Jonathan Francioli e Ana Cristina Souza, Pessoas e Cores se aproveita de uma ideia do ser humano em ação e emoção e de uma estética (cores fortes, verde e vermelho, tons diversos de marrom e ocre e pele humana) para criar um universo complexo e fascinante.
Artista plástico de destaque em Natal e no Estado, Valderedo é um artista que imprime à tela, a felicidade que sente ao pintá-las e isso se faz visível, em suas exposições.
Na mostra, o público encontra reflexos de músicos, trabalhadores, mulheres da noite e gente simples. O cotidiano do potiguar e do ser humano, em expressões tranquilas e singelas. Às vezes cansaço, suor, excitação. Outras vezes, dor, resignação, alegria. Os homens refletem uma sabedoria conseguida em noites em claro na boemia e nos dias de trabalho braçal. As mulheres exalam uma sensualidade serena, como se seguras de sua voluptuosidade e beleza.

SERVIÇO
Onde: Galeria de Arte do IFRN Cidade Alta
Quando: até o dia 21 de abril
Horário: das 9 às 20h

IFRN Campus Natal Cidade Alta
Avenida Rio Branco, 743 - Cidade Alta
www.ifrn.edu.br/cidadealta
(84) 4005-0967

Wilma e Henrique não estariam concorrendo a "cargos trocados"?

Cefas Carvalho

Um tem larga experiência no Legislativo, sendo o deputado federal mais antigo em atividade no Brasil no 11º mandato e preside a Câmara Federal. Tentou duas vezes ser prefeito da Capital e foi derrotado. Tentou emplacar sua candidatura a governador em 2002, mas, não emplacou.
A outra, tem imensa experiência no Executivo. Foi prefeita de Natal por três vezes, sempre bem avaliada e governadora por dois mandatos. Apesar de ter sido deputada federal nos anos 80, tentou uma vaga no Senado em 2010 e perdeu.
Claro que estamos falando respectivamente de Henrique Eduardo Alves (PMDB) e Wilma de Faria (PSB), dois dos maiores líderes políticos do Estado e com alcance nacional. Um desavisado que lesse os currículos políticos acima pensaria o óbvio: Henrique tentará um cargo Legislativo, onde seria eleito com tranquilidade e Wilma cumpriria sua destinação ao Executivo. Mas, é justamente o contrário.
Na chapa já firmada por PMDB e PSB com o PR de João Maia participando (e ele candidato a vice-governador), Henrique é o candidato ao Governo. Wilma ao Senado.
Muita gente – jornalistas, prefeitos, lideranças políticas – acham que os dois estão em lugares trocados.
Opinam que Henrique, com sua larga experiência na Câmara e presidente da Casa, deveria tentar uma reeleição tranquila ajudando a eleger mais dois ou três para a bancada.
E que Wilma, governadora bem avaliada entre 2003 e 2010 deveria aproveitar o enorme desgaste de Rosalba Ciarlini e sua lideranças nas pesquisas, para tentar uma eleição ao Governo que não lhe seria árdua.
Árduos deverão ser os trajetos escolhidos pelos dois, caso confirmadas as candidaturas.
Henrique experimenta alta rejeição a cargos Legislativos. Não conta com a simpatia eleitoral do natalense. E muitos prefeitos criticam a postura distanciada do deputado. Seu possível adversário, Robinson faria (PSD) tem baixos índices de intenção de voto nas pesquisas, mas, com baixa rejeição, tende a crescer.
Wilma enfrentará para o Senado a deputada federal Fátima Bezerra (PT), que vem de um trabalho reconhecido como deputada, apoio do PT nacional e apoio de muitos prefeitos. 

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Wilma não confirma candidatura ao Senado e poderá ser, ainda, candidata ao Governo


Cefas Carvalho



A princípio tudo parecia definido: Aliança entre PMDB e PSB no Rio Grande do Norte, o nome do deputado federal (presidente da Câmara Federal) Henrique Eduardo Alves para governador e o da vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, para o Senado, com o deputado federal João Maia (PR) como candidato a vice. Prego batido, ponta virada. Pelo menos parecia, tanto que houve até evento de pré-lançamento da chapa em hotel da Via Costeira com direito a ampla participação de prefeitos e Henrique ter um mal estar.

Contudo, se os peemedebistas esperavam que Wilma fizesse loas ao candidato ao Governo e à sua luta pelo Senado, não foi isso que ela fez. Pelo contrário. A “Guerreira” vem sendo evasiva em suas declarações e pouco “combativa” em relação à pré-candidatura do aliado Henrique.

Ainda houve fatores externos estranhos: Marina Silva, hoje uma das líderes nacionais do PSB, declarou que não aprovava a aliança de Wilma com Henrique. E sabe-se que Eduardo Campos – pré-candidato à presidência pelo PSB – sonha em ter o poder eleitoral de Wilma como candidata ao Governo, para ter no RN um palanque vitaminado.

Mas, o fator interno também fala muito alto. Muitos prefeitos e liderados de Wilma não suportam Henrique. E sonham em ver a ex-governadora como candidata ao Governo.



E SE FOR A

VONTADE DO POVO?

Contudo, o fator que mais pesa poderá ser as derradeiras pesquisas de intenção de voto. Dono de uma rejeição acentuada e sem densidade eleitoral para o poder Executivo, Henrique periga não emplacar nas pesquisas de intenção de voto. E se na última pesquisa feita pelo grupo Henrique não passar de 15 pontos percentuais na faixa espontânea e Wilma oscilar entre 35 e 40 pontos? Estaria criado o quadro para Wilma chegar para Henrique e dizer:

“Deputado, eu nem queria ser candidata ao Governo, mas, o povo quer que eu seja. E o que podemos fazer contra a vontade do povo?...”


Coletivo Atores à Deriva abre inscrições para oficina de Iniciação Teatral


O Coletivo Atores à Deriva abre inscrições para a Oficina de Iniciação Teatral “Jogo em Foco”. Esse é o primeiro módulo da oficina, que tem como objetivo proporcionar um mergulho dentro do universo teatral. As inscrições estão abertas até o dia 07 de abril e podem ser realizadas através do e-mail atoresaderiva@gmail.com. Esta atividade é indicada para jovens a partir dos 16 anos (com autorização dos pais) e adultos com ou sem experiência. São disponibilizadas vinte vagas, os encontros serão realizados na nova sede do coletivo, A.Bo.Ca. Espaço de Teatros – Rua Frei Miguelinho, nº16, 1º Andar (mesma rua da Casa da Ribeira).

Focar na experimentação dos procedimentos de condicionamento psicofísico, improvisações, construção de personagem e de cenas, a partir do ponto de vista de que tudo é um grande “jogo” e que todo jogo tem suas regras, são algumas das atividades que serão trabalhadas durante toda a oficina, que possui um tempo de duração de um mês. Os encontros serão distribuídos em três dias da semana segundas, quartas e sextas-feiras. Cada encontro terá uma duração de três horas, das 18h30 às 21h30.

O formador responsável pela Oficina de Iniciação Teatral será o ator Bruno Coringa, ele irá basear-se nas técnicas de Rasaboxes e ViewPoints, segundo ele seus “principais norteadores durante o processo”. Os alunos terão, também, a oportunidade de conhece um pouco das práticas de criação dos espetáculo de repertório do “Atores à Deriva”.

Os interessados em participar da oficina podem entrar em contato através do nosso e-mail, atoresaderiva@gmail.com, ou pelo telefone 84 8742-6613 (Bruno Coringa). O valor de investimento para participar do processo é de R$ 100,00.



O COLETIVO

O Coletivo Artístico Atores à Deriva com quatro espetáculos de repertório, sempre apostando na precariedade como potência criativa, tendo o ator como foco e ponto de partida para a sua dramaturgia , vem desenvolvendo um trabalho contínuo dentro da classe teatral de Natal. Diante dessa trajetória de altos e baixos em atividade permanente, o Coletivo está completando nesse ano de 2014, seis anos de existência, e inicia o ano com mais um ciclo de atividades de manutenção do grupo. 

O ator Bruno Coringa (Ator há 10 anos, já participou de vários espetáculos com boa repercussão na cidade de Natal como: “A Mar Aberto”, “Flúvio e o Mar”, “Recomendações a Todos”, e ” O cobrador" ; . Seu ultimo trabalho foi o espetáculo “Natal: Encruzilhada do Mundo ou Sobre a Areia e o Vento” dirigido pelo diretor: Luiz Fernando Marques ( Lubi) do grupo de teatro XIX SP ).

SERVIÇO

Onde: A.Bo.Ca. Espaço de Teatros (Rua Frei Miguelinho, nº16, 1º Andar)
Quando:
de 07 a 30 de abril (segundas, quartas e sextas-feiras)
Horário:
das 18h30 às 21h30
Investimento:
R$ 100,00
Inscrições
: atoresaderiva@gmail.com

terça-feira, 1 de abril de 2014

Espetáculo "Guerra, Formigas e Palhaços" nesta quarta no palco do TAM

O espetáculo "Guerra, Formigas e Palhaços", do Grupo Estação de Teatro, estará em cartaz na nesta quarta-feira, dia 2, às 20h no Teatro Alberto Maranhão, dentro da programação do Palco Giratório, com entrada gratuita. A apresentação integra o início da Caravana Estação Nordeste, projeto de circulação do grupo que conta com patrocínio do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2013.
Com texto de César Ferrario, a peça conta a história de dois militares, últimos remanescentes de um batalhão de combate, que se encontram perdidos em uma guerra. Ao tenente e ao soldado cabe agora a tarefa de defenderem o pequeno território ainda não tomado pelas forças inimigas. Os dois sabem que a única forma de saírem vivos da situação é a possível chegada de reforços. Porém, quando todas as saídas parecem se fechar, um fato inusitado acontece: o batalhão de dois homens finalmente se depara, estupefato, diante daquele que pode carregar o último fio de esperança, mesmo que vestido com roupas extravagantes, sapatos grandes e nariz de bola encarnecido.
Voltado para o público adulto, o espetáculo é conduzido pelos atores Rogério Ferraz, Enio Cavalcante e Pedro Queiroga, e tem um forte teor político e filosófico, sem abrir mão da ludicidade, da subversão e da comicidade, ingredientes fundamentais para o fazer artístico atual do Grupo Estação de Teatro. A montagem estreou em junho de 2013, com temporada no teatro da Casa da Ribeira e no Barracão do Clowns, obtendo ótima receptividade de público e crítica.
SOBRE A CARAVANA
A Caravana Estação Nordeste é um projeto de circulação do Grupo Estação de Teatro - através do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2013 - que vai realizar, a partir de abril de 2014, um circuito por oito cidades nordestinas: Natal e Mossoró (RN), Fortaleza (CE), João Pessoa e Campina Grande (PB), Recife (PE), Maceió (AL) e Aracaju (SE). Além de apresentações dos espetáculos Guerra, Formigas e Palhaços e do infantil Estação dos Contos, o grupo irá ministrar a oficina A Arte de Contar Histórias e promover um intercâmbio com um grupo de teatro local em cada cidade.
 SOBRE O GRUPO
Surgiu em 2009 com a montagem do espetáculo Em Cada Canto Um Conto. A experiência com a contação de histórias despertou no grupo o anseio de ampliar o seu material investigativo no tangente aos contos, parlendas e músicas populares, muitas vezes, mantidas apenas pelos saberes de tradição oral. O grupo desenvolveu em seguida as bases para uma oficina de contação de histórias e o espetáculo Estação dos Contos. Em 2011 sentiu a necessidade de ampliar o repertório, partindo para um espetáculo que pudesse refletir suas inquietações, levando seu fazer artístico para além do universo infantil. Em 2013 estrearam o espetáculo Guerra, Formigas e Palhaços.
 SERVIÇO
Guerra, Formigas e Palhaços - Grupo Estação de Teatro
Quarta, dia 2 de abril de 2014, às 20h
Teatro Alberto Maranhão - Ribeira - Natal/RN
Informações: (84) 3222-3669 | Ingresso: Gratuito
www.caravanaestacaonordeste.blogspot.com.br
Este projeto foi contemplado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2013
Foto: Marujjo Silveira