quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Espetáculo "Salvo-conduto" terá duas apresentações no Barracão Clowns



Nesta quinta dia 28 e na sexta 1º de março, sempre ás 20h, o barracão Barracão Clowns (sede do grupo Clowns de Shakespeare) recebe o espetáculo teatral “Salvo-conduto”, protagonizado por João Ricardo Aguiar e Maria de Jesus, atores potiguares que residem em Portugal há alguns anos.
A peça foi escrita em 2006, quando participou do Ciclo de Leituras Dramáticas do Centro Experimental de Formação e Pesquisa Teatral de Natal (Brasil). Estreou em 2007, no teatro do Fórum Machico (Ilha da Madeira/Portugal), e desde então tem feito digressão por Portugal continental e ilhas, somando mais de 40 apresentações. Em 2010, venceu o Concurso Nacional de Teatro, promovido pela INATEL (Portugal).
Em 2011, foi convidado para fazer a abertura do IV Encuentros de Teatro Amteur en el Norte (Astúrias/Espanha). Agora, finalmente e com muita satisfação, retorna ao Brasil para subir ao palco do Barracão Clowns, sede do grupo Clowns de Shakespeare.
Os bilhetes custam R$20,00 (inteira) e R$10 (estudante) e podem ser reservados através dos telefones (84) 3221-1816 ou (84) 9100-5352, ou comprados antecipadamente através dos telefones (84) 8610-8755 e (84) 8610-8751.


Foto: Divulgação

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Hugo Manso: "O Governo Rosalba está dormindo desde sempre. Não tem mais o que fazer"

Hugo Manso é dirigente do PT desde os anos 80 e agora se prepara para mais um mandato na Câmara de Vereadores de Natal. Em entrevista no Alpendre do PN aos jornalistas José Pinto Jr. e Cefas Carvalho ele fala sobre a Região Metropolitana de Natal, segurança pública e alianças para a eleição 2014.

Qual a perspectiva desse novo mandato?
A rigor, começamos o trabalho parlamentar um dia após as eleições. As demandas, as conversas e o trabalho político não param. Agora, começaram as sessões ordinárias em seu ritmo normal. Isso traz uma dinâmica mais efetiva. Minha perspectiva é desenvolver um trabalho voltado para a metrópole que se formou. Sou vereador em Natal, mas também tenho que olhar para Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo e Extremoz, pelo menos, que possuem divisas e problemas em comum com Natal. Extremoz, por exemplo, possui a Redinha Nova que em tese é em Natal, mas no documento é no município de Extremoz. Temos problemas nessa região com coleta de lixo, transporte, iluminação, segurança, e lá moram pessoas que trabalham e vivem boa parte do tempo em Natal. Por isso temos que buscar novas alternativas, como foi o caso de Nova Parnamirim, que adquiriu grande status pelo crescimento e só agora a Prefeitura de Parnamirim vem dando um tratamento mais sensível à região e conseguiu dar soluções aos problemas da região. Mas as outras divisas ainda precisam de mais atenção. E no meu mandato pretendo abordar esse tema, com um trabalho junto ao Conselho de Planejamento Urbano, já que esse ano temos temas importantes para a cidade como a revisão do plano diretor, licitação dos transportes coletivos e na área de limpeza urbana. São temas que envolvem bastante dinheiro e precisa muita atenção.

O prefeito Carlos Eduardo está sintonizado nessa questão metropolitana?
Estivemos essa semana com o prefeito na Câmara durante a leitura da mensagem. Foi uma mensagem forte e ousada. Ele abordou esse tema por cima. Reconheço que no momento ele está mergulhado em uma situação de caos. Ele declarou que não ia governar pelo retrovisor, mas reservou dois terços do discurso para duras críticas à gestão passada. Eu espero que em pouco tempo ele supere essa situação para poder administrar efetivamente. Ele pediu publicamente 200 dias de trégua para por, minimamente, a cidade em ordem. Não sei se será possível, mas já o parabenizo na questão de limpeza, pois em 45 dias a cidade já possui outro ar. O excesso de lixo em alguns locais despareceu. Há processo de recuperação de canteiros, praças e tapa buracos. Uma limpeza geral na cidade. Mas a saúde e a educação ainda enfrentam graves problemas. Acredito que esse primeiro semestre será para reorganizar a cidade. Espero que ele tenha essa visão metropolitana, buscaremos diálogo sobre o tema para que Natal possa polarizar a região.

Você acha que se houver mobilização acerca da RMN, o Governo do Estado poderá acordar para essa questão, reativando o Conselho sobre a região?
O governo Rosalba está dormindo desde sempre. Eu tenho receio que esse governo já esteja acabando. Não tem mais o que fazer.  Os próximos dois anos temos muito pouco a esperar. Para este caso, acredito que Natal deverá assumir essa responsabilidade, e os municípios também podem colaborar em diversas áreas. O caminho de Natal é liderar esse processo e buscar que ao menos algumas secretarias estaduais prestem atenção aos problemas daqui, já que temos metade da frota automobilística, da população e mais da metade do PIB estadual, ou seja, temos uma concentração alta para um Estado pequeno. Por mais que as outras regiões cresçam, a Grande Natal continuará sendo um polo que atrairá pessoas tanto de fora do Estado quanto do interior. Pessoas com dinheiro e qualificação e pessoas sem recursos e sem estudo. Vamos continuar com muitas contradições nessa região e só medidas governamentais podem reduzir isso. Precisamos melhorar a estrutura, a questão do trânsito, e da educação. Temos quatro unidades do IFRN, mas ainda é pouco para absorver a demanda que existe.

Qual sua avaliação sobre a atuação da PM no caso do bloco Baiacu na Vara e de que forma política a Câmara poderá trabalhar nesse caso?
Infelizmente houve uma falta total de comando. Eu estava na Redinha na Quarta-Feira de Cinzas e estava muito próximo do incidente e observei tudo. Em certo momento tive que sair da casa onde estava porque havia um clamor popular para que houvesse alguma intervenção junto aos policiais que espancaram brutalmente algumas pessoas. Temos que ter uma discussão política envolvendo o Comando da PM, no sentido de haver uma relação mais tranquila com as concentrações populares. O carnaval é uma grande atividade cultural e atrai muita gente para a rua, e faltou preparo aos policiais para poder passar pelo público. A desavença começou quando um policial deu três tiros para cima. Faltou uma voz de comando para orientar os policiais naquele procedimento. Tivemos outras ocorrências, e já colhemos depoimentos de pessoas que dizem ter sido torturadas dentro das próprias viaturas, de pessoas que mesmo algemadas e imobilizadas foram atacadas com spray de pimenta, o que demonstra falta de preparo, ou seja, um problema que tem que ser levantado e discutido junto ao comando e ao Governo do Estado.  Participei do carnaval em Pirangi e lá estava bem tranquilo. O papel da policia é de proteger e agir com inteligência. No caso da Redinha, deveriam ter planejado melhor o itinerário.

Qual será a postura do PT nas eleições de 2014?
O principal ponto da nossa agenda política será a eleição presidencial. A eleição estadual será subordinada à lógica nacional. Vem sendo assim nas últimas eleições e nosso projeto para 2014 é a reeleição de Dilma. Não podemos rebater o arco de aliança nacional que desconhecemos, porque cairíamos na mesma contradição do PMDB, que é aliado a Dilma em plano nacional, mas aqui no RN é aliado ao DEM. Essa situação cria um embaraço político no estado. O que se ouve é que haverá uma mudança de postura do PMDB no RN em romper com Rosalba. No momento isso não ocorre, porque se percebe que eles buscam entrar um pouco mais no governo. Ao PT no RN cabe tomar uma iniciativa de forçar a conversa com outros parceiros como o PDT de Carlos Eduardo e Maurício Marques, o PSB de Wilma e com o PSD de Robinson Faria. Refiro-me a eles por ser um partido que temos um histórico de diálogo; é um partido importante porque tem um deputado federal, um vice-governador, diversos prefeitos. É ruim iniciar as conversas com candidaturas pré-colocadas, como é o caso de Robinson que se coloca candidato ao governo. Então, eu não estou entrando com uma pré-condição de que Fátima é candidata pelo PT. Ela é um nome e admite até concorrer ao Senado e eu admito a discussão do nome dela para o governo. Ela pode ser nossa candidata.  Então, temos um quadro muito forte que pode disputar a chapa majoritária. O que precisamos é iniciar e não ficar esperando. Meu receio é que essa contradição do PMDB só venha a ser resolvida no último minuto e nós não podemos ficar reféns dos passos do partido. Eu publicizei isso quando fui candidato a senador. Garibaldi no RN votava em Agripino e em Rosalba e no plano federal em Dilma. Ou seja, ele ajudou a eleger seus opositores. Isso é ruim para a política do estado porque cria uma contradição que se reproduz nos municípios. Essa é uma solução que cabe ao PMDB. A nós, resta começar o processo, o debate e se possível montar uma chapa.

Aproveitando o tema, como anda a relação do PT com o PDT de Carlos Eduardo, visto que há muita gente se desfiliando do partido para participar da gestão municipal?
Nós assumimos uma postura no segundo turno de votar em Carlos Eduardo sem barganhar espaços. Essa resolução permanece e, portanto, não temos umaparticipação oficial do PT no governo Carlos Eduardo. Alguns filiados nossos, em nível de contribuição técnica e profissional, foram convidados e aceitaram. Há uma discussão dentro do partido sobre a permanência deles, alguns preferiram se desfiliar para assumir a função mais à vontade e outros continuaram no partido. Mas esse não é o debate principal, e devemos supera-lo, pois o mais importante é a crise em que a cidade vive e é interessante a colaboração que os petistas podem oferecer ao governo, em particular, o secretário Cipriano, que é o principal cargo de 1º escalão assumido por alguém do PT, e outros secretários adjuntos, e acho isso perfeitamente normal.


Foto: Hosangela Oliveira

Ambiguidade do PMDB potiguar prestes a ganhar um novo capítulo

Cefas Carvalho

Na descrição de Machado de Assis da personagem Capitu, no romance Dom Casmurro, ela tem o olhar “obliquo e dissimulado”. O próprio amor da personagem tem essas características, insinuado como um amor conveniente e sempre ambíguo.
A analogia com talambiguidade pode ser feita com o PMDB potiguar. Partido com líderes fortes (um ministro - Garibaldi Filho -  e o presidente da Câmara Federeal - Henrique Alves), vem se conduzindo de maneira ambígua no RN, ou, segundo os críticos, de maneira conveniente.
Tanto que o partido, aliado de primeira hora da governadora Rosalba Ciarlini, começa a ventilar a possibilidade de romper. Justamente quando o governo Rosalba parece naufragar, diriam os críticos. Pelo andar da carruagem e se confirmando o rompimento com o DEM (e uma possível aliança com o PT, repetindo a aliança nacional), o PMDB vai dar mais munição a quem classifica o partido como fisiológico, ou, no mínimo, convenviente.
Mas a grande façanha do PMDB potiguar aconteceu na eleição de 2010, quando os dois líderes da legenda, Henrique Alves e Garibaldi Filho apoiaram candidatos distintos para o Governo do Estado, respectivamente Iberê Ferreira de Souza e Rosalba Ciarlini. Rosalba venceu, como se sabe, com o PMDB como aliado. Mas se tivesse vencido Iberê, o PMDB estaria igualmente no Governo.
Na mesma eleição de 2012, outra esquizofrenia peemedebista: Henrique apoiou Dilma Rousseff de maneira explícita, enquanto Garibaldi parecia mostrar simpatia por José Serra (PSDB). Com qualquer um que ganhasse, o PMDB potiguar teria trânsito. Deu Dilma e, como se sabe, Garibaldi foi agraciado com um ministério.




Uma charge de Rômulo Estanrley


sábado, 23 de fevereiro de 2013

Grande Natal tem 35% da frota de veículos do Estado

Jouse Azevedo
Para o Potiguar Noticias

O Rio Grande do Norte possui uma frota de 895 mil veículos, número que se aproxima a 1/3 do número de habitantes do Estado. O crescimento da frota de veículos no Estado tem chamado a atenção tanto quanto os engarrafamentos enfrentados no dia-a-dia pelo cidadão potiguar. De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito do RN (DETRAN/RN), 453 mil desses automóveis estão na Região Metropolitana de Natal (RMN), o que indica uma superlotação nos acessos e nos principais corredores da capital. O principal polo da região possui sozinha 35% da frota de todo o Estado, ou seja, 321 mil veículos.
De acordo com o diretor geral do Detran, Willy Saldanha, em 2012 a frota de veículos do Rio Grande do Norte teve um aumento de 82.570 novas unidades. Número superior ao incremento de 2011, que foi de 72.953. Os dados do Detran mostram que a facilidade de adquirir um veículo no Estado tem contribuído para esse aumento. Somente em 2013, nos primeiros 45 dias 8.473 carros chegaram às ruas, o que pode ser um reflexo da redução de Imposto sobre o Produto Industrializado (IPI) oferecido pelo Governo.
A capital, que no censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) somava 817 mil habitantes recebe uma grande concentração de outros veículos diariamente devido a importância da cidade em ser polo empregatício e turístico. A BR-101, principal acesso entre Parnamirim e Natal, é palco de constantes engarrafamentos nos horários de pico, principalmente no início da manhã e da noite.
O chefe de gabinete do Detran, Manuel Ferreira lembra que sendo os municípios da Grande Natal cidades-dormitórios, tornam-se inevitáveis engarrafamentos permanentes nas vias que interligam à capital, principalmente na saída de Parnamirim e Macaíba, cujo principal corredor é a BR-101. Dentro de Parnamirim há vias que também precisam de atenção, que são as avenidas Maria Lacerda Montenegro e Abel Cabral, em Nova Parnamirim. "Estas vias não possuem acostamento, as calçadas são estreitas, assim como os canteiros indicam que há pouco espaço para circulação", explicou. Em Nova Parnamirim residem 54 mil habitantes.
Acompanhando o crescimento populacional de Parnamirim a frota de veículos também é destacada nas estatísticas do Detran. Até a última quinta-feira (13) o município possuía 70.884 veículos. E segundo o IBGE no último censo, o município possui 200 mil habitantes. O jornalista Reginaldo Bezerra, morador de Nova Parnamirim, pretende contribuir para a estatística. Ansioso para a compra do primeiro carro, o jovem não vê a hora de fechar negócio com o modelo escolhido. "O transporte público não é o ideal aqui no Estado e diante disso é indispensável ter um carro", garante.
RMN precisa
de estudo
Preocupados em levantar uma discussão sobre o aumento constante da frota de veículos no Estado alguns especialistas destacam que entre as principais ações torna-se indispensável a união entre os municípios da RMN para que possam encontrar soluções para o município e para a integração com a capital, principal cidade do bloco. Transporte público de qualidade e criações de ciclovias também são soluções plausíveis. É o que destaca Manuel Ferreira, chefe de gabinete do Detran.
"Além do planejamento entre todos os municípios da Grande Natal, oferecer um transporte coletivo de qualidade, e planejar abertura de novas vias é importante. Sabemos que algumas vias não foram bem projetadas e não tem como fazer modificação para melhorar o trânsito a não ser com a construção de túnel ou viadutos. Os municípios que são os detentores dos fóruns e detentores do espaço precisam de um bom planejamento. A falta de planejamento pode estar contribuindo para esse caos, que não é privilégio de Natal e sim dos grandes centros urbanos", concluiu.
Em Natal, a Secretaria de Mobilidade Urbana tenta compensar com alternativas a falta de espaço para novos corredores. De acordo com o secretário adjunto de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (Semob), Walter Pedro, algumas soluções para desafogar os engarrafamentos na capital já estão sendo trabalhadas pela Secretaria. Já implantado em anos interiores, o Via Livre favorece o fluxo de veículos em vias importantes como a Romualdo Galvão e Afonso Pena.
Um estudo importante tem planejamento para importantes vias na capital como para o Quadrilátero central entre Xavier da Silveira para a Avenida 6 e Gerônimo Câmara até a Bernardo Vieira. O projeto visa transformar todas as ruas transversais como Antônio Basílio, Nascimento de Castro e Amintas Barros em sentido único. De acordo com a Semob os estudos realizados pelo órgão vão ao encontro da dificuldade do PAC da Copa na questão das desapropriações jurídicas. "Nós temos que ver as vias que nós já temos e transformá-las em melhor possível, transformá-las em corredores especiais, retirar estacionamento ao longo das vias, tudo para abrir espaço", explicou Walter Pedro.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Amanda Gurgel será comentarista de programa na Band


Eleita vereadora em Natal pelo PSTU, com 32.819 votos, a professora Amanda Gurgel aceitou o convite da TV Band Natal para atuar como comentarista no programa Rio Grande do Norte Urgente. O projeto ainda está em desenvolvimento e, em breve, Amanda Gurgel começará a gravação dos pilotos. A estreia da professora como comentarista na emissora potiguar está prevista para a metade do mês de março, quando será divulgada a nova Grade de Programação local. 
Com um tom mais opinativo, o programa diário será apresentado pelo jornalista Muriu Mesquita e vai ter como carro-chefe os comentários diários de Amanda Gurgel, sobre temas como Educação, Saúde Pública, Segurança e Cidadania. No estúdio, ao vivo, Amanda Gurgel também vai ler e comentar recados dos internautas e discutir os principais problemas das comunidades potiguares. Os telespectadores também poderão participar com denúncias encaminhadas por telefone, através do número 3204-9628.
 Totalmente repaginado, o novo formato do “RN Urgente” será um dos vários projetos que a emissora potiguar aposta em 2013. A grade local da emissora própria do grupo Bandeirantes de Comunicação no Rio Grande do Norte também terá outras mudanças, como o retorno do jornalístico “RN Acontece” e a intensificação da participação na rede nacional, no Jornal da Band, Brasil Urgente e nos canais Band News, Band Sports e Terra Viva.

Foto: Divulgação 

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

PT quer candidatos próprios ao Governo e ao Senado em 2014

O Partido dos Trabalhadores do Rio Grande do Norte deverá trabalhar para ter candidato próprio na disputa majoritária em 2014. Tudo indica que a ideia da sigla é disponibilizar e debater nomes para o Governo do Estado, Senado Federal ou mesmo a vice-governador. Para isso, o partido já iniciou o fortalecimento dos diretórios municipais, debates e outras atividades. O presidente estadual do PT e vereador de São Gonçalo, Eraldo Paiva, está visitando as cidades e consultando os companheiros municipais. E vem deixando claro esta posição do partido em entrevistas.
Na semana passada Eraldo foi para Serra do Mel participar da convenção que homologou a candidatura de Francisca Cândido (PT) à sucessão municipal. Em Serra do Mel terá eleições complementares, marcadas para o dia 7 de abril.
Eraldo disse que o PT se fortaleceu e chegará 2014 em condições de disputar o Governo e a vaga de senador. “Temos nomes fortes como Fernando Mineiro, que obteve votação surpreendente em Natal nas eleições de 2012, e a Fátima Bezerra, que lidera as pesquisas para o Senado”, justificou. Ele disse que o PT ampliará o debate com os partidos da base aliada da presidente Dilma Rousseff, inclusive, estará aberto para conversar com o PMDB, que no RN é aliado do DEM.
“A prioridade do PT é dialogar com os partidos da base. O PMDB está dentro das possibilidades, mas, claro, se houver o rompimento com o governo do DEM”, comentou. “O nosso projeto, e vamos trabalhar para isso, é a disputa majoritária. Temos quadros para 2014”, afirmou.


(Com informações do jornal De Fato)

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Elienai Cartaxo: "Consegui dar visibilidade às ações do PMDB em Parnamirim"

A vereadora por Parnamirim Elienai Cartaxo (PMDB) foi entrevistada pelos jornalistas Cefas Carvalho e José Pinto Junior para o programa No Alpendre do PN, parceria do jornal Potiguar Notícias com a 87.7 FM. Na ocasião, Elienai falou sobre seu mandato, Câmara e PMDB. Confira:

Qual sua expectativa em relação ao ano parlamentar e ao seu mandato?
A minha expectativa é de muito trabalho. O trabalho sempre me acompanha em todas as atividades. Sou professora de formação, acostumada a trabalhar muito. Aposentei-me e decidi me dedicar à vida política de nossa cidade. Vida essa que levo desde que comecei a votar, aos trabalhos na educação e em outro momento na assessoria do governo Agnelo Alves. Foi daí que surgiu a motivação para me candidatar à vereadora que acabou dando certo. Tivemos uma votação surpreendente no primeiro mandato: obtive 2.210 votos. Agora neste segundo mandato tive um aumento de 522 votos e para mim foi muito gratificante pelo reconhecimento de Parnamirim ao meu trabalho, que é muito identificado com a cidade.

Quais as prioridades para essa sua segunda legislatura?
Tenho procurado trabalhar muito nas políticas públicas para as mulheres, convidei todos os segmentos, fizemos grandes debates e uma grande audiência pública que foi muito produtiva. Sou a presidente da Frente Parlamentar da Mulher na Câmara e tivemos muitos ganhos nesse sentido. Uma das demandas é uma casa abrigo para mulher que sofre violência. Atualmente temos uma parceria com a Clara Camarão, que já não está saturada, e Parnamirim precisa de um espaço próprio. E isso é muito importante, já que a violência contra a mulher cresce assustadoramente. Fizemos um projeto de lei que cria um programa de inclusão profissional para mulheres vítimas de violência, oferecendo cursos de capacitação para que elas possam superar suas condições e ter sua própria renda. Os dados são alarmantes, e eles só revelam a parte que denuncia que é uma minoria dos casos. O prefeito já sancionou o projeto. Falta apenas a implementação, que ficará a cargo da Secretaria de Assistência Social.

Agora que a senhora está na mesa diretora, há aumento de responsabilidade.  O que muda em seu foco de atuação?
Não acredito que haverá mudanças. Sempre houve muita responsabilidade e preocupação em meu mandato. Pensava que só professor trabalhava muito, mas o vereador que conhece seu papel também trabalha muito. Essa oportunidade de estar na mesa diretora me possibilitará colaborar mais com o colega vereador Taveira, com o qual tenho ótima relação. O que muda é que terei uma responsabilidade a mais, mas o meu mandato sempre foi encarado com muita seriedade e trabalho.

Observando a gestão passada, notamos que houve alguns ruídos na relação entre a Câmara e o Executivo. Para essa nova gestão, qual o clima e a perspectiva para essa relação? Como está o grupo dentro da Câmara?
Eu considero que está muito bem. A bancada que dá sustentação ao prefeito é forte e expressiva e a perspectiva é que a parceria entre Câmara e Executivo tem tudo para dar certo. Minha parceria com o prefeito é total, assim como minhas cobranças. Nós, como legisladores, precisamos dessa parceria para poder trabalhar mais e para melhorar áreas com necessidades. Temos um bom diálogo com o prefeito, pois é também atribuição do vereador a fiscalização do Executivo. Quero cumprir meu mandato à risca, honrando esses votos que recebi. Fui vice-líder na votação e isso me dá uma responsabilidade maior porque tenho que devolver essa confiança depositada em mim.

Você foi presidente do PMDB em Parnamirim. Qual sua opinião sobre a mudança na presidência do PMDB, que agora está com o vereador Batista, já que a senhora foi a mais bem votada do partido?
Eu trabalho política sempre pensando em parceria e em diálogo. Passei cerca de um ano como presidente, conduzindo o processo das nominatas em nosso partido. Tenho consciência de que conduzi da melhor forma possível, consegui dar visibilidade as ações do PMDB que é forte e tem uma fundação chamada Ulysses Guimarães. Essa fundação oportuniza cursos, e foi idealização minha que ela viesse para Parnamirim, onde já distribuiu centenas de certificados. Criei os PMDBs Mulher e o Jovem, que foram iniciativas minhas. Eu fiz um relatório sobre o meu trabalho e tenho a consciência tranquila que o desenvolvi bem e de forma mais democrática possível. Senti certo silêncio acerca da renovação da comissão provisória, tive uma reunião com a executiva estadual e o que me passaram é que não havia nada fechado, que seria bom revezamento na liderança. Enfim, não tive problemas com isso. Espero que o companheiro esteja aberto ao diálogo franco e sincero comigo, até porque em matéria de liderança de votos, eu sai na frente e isso é um reconhecimento popular. Tem que se respeitar esse momento que vivo. Ninguém é dono do partido, temos que trabalhar em parceria. A única coisa que estranhei foi o silêncio e acho que merecia mais.

Esse aumento expressivo de quantidade de votos entre o primeiro e o segundo mandato ocorre quando há aumento de cadeiras na Câmara, o que o torna um feito ainda maior. A partir disso, a senhora já pensou a se candidatar a um cargo em nível estadual?
Sempre fui muito tímida em relação a novos desafios. Quando coloquei meu nome pela primeira vez, achava que não ia ter votos. Pra mim é inusitada uma disputa em nível estadual. Não digo que seja absurdo e que não vá acontecer. Mas para isso preciso de apoio de um grupo. Se o partido nos convidar, se houver uma convergência de fatores positivos, pode ser que aconteça sim.

Qual seu maior legado do primeiro mandato?
Preocupei-me muito com a questão da educação. Tentei recuperar a biblioteca municipal, mas foi uma luta que não consegui. Entretanto, consegui mexer com a população. Hoje na Secretaria de Educação há uma preocupação muito grande com nossa biblioteca pública, que é precária.

Uma charge de Rômulo Estânrley


segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Papa "Rotweiller de deus" anuncia renúncia ao cargo

Cefas Carvalho

Quem diria. Após tanta luta pelo poder, Joseph Ratzinger, mais conhecido pela alcunha de Bento 16 - Papa da Igreja Católica Apostólica Romana - anunciou nesta segunda-feira 11, em pleno Carnaval (festa Católica, lembremos) que vai renunciar ao seu cargo no próximo dia 28. Segundo o Vaticano, o papa informou sobre sua decisão em latim durante um encontro de cardeais do Vaticano nesta manhã. Ele enfatizou que o cumprimento dos deveres de um papa requer "vigor tanto da mente quanto do corpo".
A decisão de Ratinger surpreende os católicos e o mundo. Conhecido pelas posições conservadoras e radicais contra o aborto, o casamento de pessoas do mesmo sexo, o uso de preservativos como contraceptivos, o líder da Igreja Católica tem um histórico curioso. Quando jovem, chegou a fazer parte da Juventude Hitlerista. Já poderoso dentro da máquina da Igreja, era conhecido como "O rotweiller de deus" pela ferocidade e radicalismo com que defendia suas posições, quase todas conservadoras e retrógradas.
Pelo que li nos sites, a decisão de Ratzinger abre caminho para a realização de um conclave que elegerá um novo papa antes da Páscoa. "Depois de fazer um repetido exame da minha consciência diante de Deus, eu tive a certeza que minhas forças, devido à minha idade avançada, não são mais adequadas para exercer o ministério petrino", disse Bento 16 aos cardeais.
O cidadão, hoje com 85 anos, se tornou papa em 2005, após a morte de João Paulo 2º. Esse é o primeiro caso de renúncia no papado em quase 600 anos. O último papa a renunciar foi Gregório 12, que se retirou do cargo a contragosto em 1415 em um acordo para colocar fim ao Grande Cisma do Ocidente. O último pontífice a renunciar por vontade própria foi Celestino 5, em 1294, após apenas cinco meses de pontificado.
Estava programada uma visita ao Rio de Janeiro para participar da Jornada Mundial da Juventude em julho desde ano. Até lá, o sucessor já terá sido anunciado e, provavelmente, fará a viagem no lugar de Bento 16. Tudo indica que Ratzinger terá influência na escolha do seu sucessor ao "trono de Pedro" (embora seus ocupantes tenham vidas bem diferentes da do apóstolo de Jesus Cristo).
Os seus possíveis sucessores incluem o cardeal Angelo Scola, arcebispo de Milão, o cardeal Cristoph Schoenborn, arcebispo de Viena, e o cardeal Marc Ouellet, cardeal chefe do gabinete de bispos do Vaticano.
Quem espera um próximo papa mais antenado com a realidade, pode tirar o cavalo da chuva. Tudo indica que a ala conservadora tão cara a "Bento" será vencedora.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Sexta de carnaval no Centro de Natal com Manicacas e Baile a fantasia

Nesta sexta já tem programação de primeira no Centro Histórico de Natal, mais exatamente no espaço incerto e boêmio chamado Beco da Lama. Nada menos que o bloco Manicacas No Frevo, coordenado pelos amigos Julio César Pimenta e Dorian Lima (este diretor exutivo da Samba) sairá às ruas do Centro Histórico nesta noite de sexta feira, abrindo o carnaval na Cidade Alta.
A concentração será no Bar do Seu Pedrinho (Bar de Nélio), ao lado do Camelódromo a partir das 17:30h, com animação da Banda de frevo do Maestro Neemias. E cortejo até o bar de Zé Reeira, ali ao lado da IFRN Campus Centro. Claro que haverá a presença dos Manicacas do Ano eleitos: os jornalistas Dionisio Outeda e Rudson Pinheiro. Como todo evento do Beco, este é totalmente gratuito. Quem desejar adquirir camisas ligar para 9468.2315 ou 8842.7101

 Baile à Fantasia
Nesta mesma sexta. em seguida aos Manicacas, haverá o Baile à Fantasia do Centro Histórico, promovido pela Sociedade dos Amigos do Beco da Lama e Adjacências – a SAMBA - que será realizado no mesmo espaço do bar do Zé Reeiêra, localizado na rua professor Zuza (ao lado do IFRN Centro). Com o apoio da Prefeitura de Natal, do IFRN Centro e da Aphoto, o baile está previsto para começar às 20h30, com shows de Leão Neto e Ivando Monte. O repertório vai lembrar os melhores carnavais de antigamente. Do frevo ao samba, das marchinhas ao que há de melhor na música brasileira. A fantasia mais criativa e original será premiada durante a festa com duas caixas de cerveja.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Ataque de Lampião a Mossoró vai virar filme e série


Em reunião do Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará (GECC) – Cariri Cangaço na terça-feira dia 5, em Fortaleza, ficou oficialmente formalizada a parceria entre as duas instituições com a Icapuí Filmes e Laser Vídeo, produtoras do Longa Metragem “Assalto a Mossoró” e da Minissérie “Cangaço-A História Verdade”.
Na oportunidade, o diretor da Icapuí Filmes e da FGFTv, Jonasluis da Silva,de Icapuí e o Conselheiro do Cariri Cangaço, também titular da Laser Vídeo, Aderbal Nogueira, receberam das mãos do presidente do GECC, Ângelo Osmiro e do Curador do Cariri Cangaço, Manoel Severo, o documento que sela a parceria e a participação no ousado projeto cinematografico, de um longa e uma série.
Segundo Jonasluis da Silva, “a justificativa para a produção cinematográfica desse episódio de Lampião, é de que em toda a sua história complexa e específica por si mesma, nada há igual. Para os historiadores essa epopeia não foi um ataque qualquer a um arruado, vila ou povoação. Nem mesmo a uma cidade pequena. Foi um ataque a uma cidade de grande porte para os padrões da época, a segunda maior do Rio Grande do Norte”.

(Extraído do Blog de Carlos Santos)

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Eleição de Renan para Senado beneficia eleição de Henrique para a Câmara

Cefas Carvalho

Favorito para ser eleito presidente da Câmara dos Deputados na eleição desta segunda dia 4, contando com muitos apoios de diversos partidos o deputado federal potiguar Henrique Eduardo Alves (PMDB) vinha sofrendo desgastes com a inclusão do seu nome em escândalos de ordem local e nacional.
Contudo, paradoxalmente, a eleição de Renan Calheiros (PMDB-AL) para comandar o Senado pelos próximos dois anos poderá beneficiar Henrique.
Eleito por 56 votos, presentes 78 senadores em Plenário, Renan assume pela segunda vez a presidência da Casa. Em 2007, renunciou à presidência do Senado em razão de acusações apresentadas ao Conselho de Ética da Casa.Foram apurados ainda dois votos em em branco e dois nulos.
Renan ainda se envolveu em escândalos em Alagoas e teve seu nome muito criticado quando lançado para presidir o Senado.
Desta forma, as atenções tanto da midia quanto das redes sociais se voltaram para Renan e de certa forma “esqueceram” Henrique. Tanto que na semana da reta final para a eleição, Herique foi “poupado”.
A expectativa entre aliados de Henrique, é que, uma vez eleito, como é provável, a menos que haja uma reviravolta histórica, o deputado potiguar continue sendo popuado pela mídia, uma vez que a artilharia contra Renan deverá continuar.
Líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Henrique recebeu, na manhã,da sexta-feira o apoio do PTB à sua candidatura para a Presidência da Câmara dos Deputados. A bancada do PTB conta com 20 deputados federais e se soma a mais diversos partidos que fecharam em bloco com Henrique.
Uma vez “blindado” pelo fato de Renan ser o alvo da vez, Henrique teria, em tese, certa tranquilidade para iniciar seu mandato como presidente da Cãmara, sonho que acalenta há anos.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Uma charge de Rômulo Estanrley


Fevereiro começa com todas as praias próprias para banho no RN

Ondas positivas para o mês do carnaval. Pela segunda vez consecutiva, o resumo do boletim de balneabilidade nº05/2013, do Programa Água Azul, divulgado na tarde desta sexta-feira (1) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), informa que todas as praias do litoral potiguar continuam com boas condições para o banho. O resultado é o mesmo da semana passada e alerta apenas para o Balneário do Rio Pium, em Parnamirim, que apresentou altos índices de coliformes fecais. Durante a alta estação, nos meses de dezembro a fevereiro, o estudo analisa 48 trechos do litoral do Estado, distribuídos entre os 410 km de praias potiguares, entre Baía Formosa, nas proximidades da divisa do Rio Grande do Norte com a Paraíba, até Tibau, na divisa com o Ceará. 
O estudo é uma parceria entre o IFRN e IDEMA, sendo realizado por alunos e bolsistas do programa Água Azul, sob a orientação do professor Ronaldo Diniz. Conta ainda com o apoio da Secretaria de Recursos Hídricos do Governo do Estado, Instituto de Gestão das Águas do Estado (Igarn), Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). A análise é válida por uma semana, quando um novo resultado é emitido, geralmente todas as sextas-feiras.

Com informações da UFRN